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Wed Aug 31 17:14:24 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como utilizar o TikTok a favor do seu negócio

Aproveite o TikTok para conquistar clientes com vídeos divertidos e leves.

· Atualizado em 31/08/2022
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O TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo. No primeiro trimestre de 2022, foi o aplicativo mais baixado com 175 milhões de downloads (Sensor Tower). No Brasil, o sucesso é igual. No início de 2022, a plataforma tinha 74,07 milhões de usuários com 18 anos ou mais. Seus anúncios atingiram 45,7% de todos os adultos no Brasil. Significa que o alcance do anúncio do TikTok, no país, foi equivalente a 44,8% dos internautas, independentemente da idade. (Digital 2022 – Brazil)

A plataforma permite a criação, edição e compartilhamento de vídeos. No início, o foco eram os clipes divertidos com duração entre 15 e 60 segundos. No entanto, esse tempo foi aumentando para cinco minutos e, recentemente, a plataforma anunciou que os vídeos poderão chegar a dez minutos de duração. 

Por conta da interação rápida e divertida, o aplicativo faz sucesso, principalmente, entre o público jovem. O Tiktok tem recursos de edição que permitem, por exemplo, juntar clipes mudando o final do vídeo original ou interagir com clipes já gravados. 

Além disso, muitas postagens têm foco nas músicas já que a plataforma oferece um catálogo variado de efeitos sonoros e trechos de músicas. Também é possível fazer vídeos tutoriais de artesanato, culinária e outros. Mas, lembre-se de que a ideia dessa rede social é ser divertida e leve. 

Em 2014, empresários chineses lançaram o Musical.ly, mas, em 2017, a empresa ByteDance adquiriu o aplicativo e melhorou sua funcionalidade criando o TikTok. Os usuários do Musical.ly foram migrados para a nova rede social, que em 2018, já tinha superado, em downloads nos Estados Unidos, os números do Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat. 

Marketing digital no TikTok

O algoritmo do TikTok funciona de maneira diferente das outras redes sociais. O que se torna um facilitador para promoção do seu negócio na plataforma. O algoritmo prioriza a entrega de vídeos de pessoas ou empresas que você não segue. A chance de se tornar viral é maior porque o TikTok entrega todos os clips e não apenas os mais populares.   

O que é visto no feed é entregue a partir das novas contas que o usuário segue, das hashtags, dos efeitos sonoros e tendências que ele pesquisa. O engajamento não é fator determinante, como no Facebook ou Instagram. 

Assim, muitas marcas têm investido em marketing de influenciadores. Elas tornam-se mais conhecidas na medida em que as personalidades digitais fazem vídeos com os seus produtos ou conteúdo. 

Para você começar a utilizar o TikTok, temos algumas dicas. Confira!

  • Estabeleça conexões autênticas e que tenham relação com os seus valores e interesses; 
  • Aproveite para fazer vídeos da sua rotina ou de bastidores para criar proximidade com o seu público;
  • Faça parcerias com influenciadores, mas sempre lembrando que é preciso encontrar um influenciador que se identifique com a personalidade e os valores da sua marca;
  • Crie conteúdo divertido e inspirador para atrair e reter a atenção do seu cliente. 

O sucesso do TikTok tem sido tão grande que outras redes sociais, como o Instagram, Twitter e YouTube, já estão se adaptando para manter-se competitivas. O Instagram, por exemplo, lançou o reels, uma das ferramentas de maior alcance da plataforma, inspirado nos vídeos do TikTok. O YouTube também tem uma funcionalidade para vídeos curtos, o Shorts. E, o Twitter, que nasceu com foco na comunicação escrita, passou a priorizar imagens. Todos se inspiraram no sucesso e alto alcance do TikTok para inovar. 

Para saber mais, confira o podcast Imersão Sebrae #18: Tiktok para pequenos negócios


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