this is an h1

this is an h2

Tue May 02 21:38:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Comunicação interna é essencial para o sucesso de qualquer indústria

Gestão da comunicação interna permite que o trabalho flua em harmonia e a produtividade aumente, além de criar um clima organizacional melhor.

· Atualizado em 02/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A comunicação é essencial para qualquer empreendimento humano. Quem não lembra da história bíblica da Torre de Babel, empreendimento que ficou impossibilitado justamente pela incapacidade de comunicação? Por isso, a comunicação interna é um fator essencial para o sucesso de uma empresa e deve ser gerenciada. 

Em uma indústria, há inúmeras pessoas trabalhando em diversos setores, que precisam se conectar e trabalhar em conjunto, e a comunicação permite que o trabalho flua em harmonia e a produtividade aumente, além de criar um clima organizacional melhor. Além disso, auxilia o marketing, ao estabelecer canais de diálogo entre a empresa e seus clientes.

Veja algumas das vantagens de ter uma boa comunicação interna na indústria:

  • engajamento dos colaboradores: a comunicação faz com que os colaboradores conheçam seu papel na indústria e saibam como podem contribuir para alcançar as metas estipuladas, o que os incentiva a aumentar o seu envolvimento;
  • otimização dos processos: a complexidade das etapas industriais dá chance à ocorrência de erros nos processos, mas informações claras e precisas diminuem essa possibilidade; d
  • retenção de talentos: o diálogo promovido pela empresa gera um bom clima organizacional e o engajamento dos colaboradores, fatores fundamentais para retenção dos melhores talentos da equipe; 
  • espaço para sugestões: quando os colaboradores têm abertura para realizar sugestões, todos ganham. A indústria consegue melhorar seus processos, com observações que vêm diretamente do chão de fábrica, e os colaboradores se sentem mais confiantes e motivados. 

O marketing da indústria também ganha com um bom projeto de comunicação com o seu público externo. Contar com soluções de marketing na comunicação em indústrias é mais do que apenas adotar estratégias para atrair e reter clientes. Trata-se de uma necessidade no mercado atual. Por isso é importante escolher os canais adequados para o seu público.  

O inbound marketing, estratégia pela qual uma empresa se promove através de conteúdos em redes on-line, conseguirá agregar valor para a sua marca ao investir em conteúdo para redes sociais, o que permite um contato mais próximo com os clientes já existentes e os em potencial.

Um serviço para sanar dúvidas de clientes, por exemplo, vai aumentar o valor da marca. Outra estratégia importante é adotar ações de pós-venda, o que deve aumentar a satisfação dos clientes.  

Para facilitar o contato da indústria com seus públicos existem diversas plataformas que auxiliam nessas tarefas. Um exemplo é o Screencorp, uma plataforma que possui diversos módulos que auxiliam no gerenciamento da comunicação nas indústrias. 

O Sebrae está disponível para orientar empreendedores que desejam melhorar a comunicação em sua indústria. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.

Consulte também os artigos Mudança organizacional nas IBTs e Ferramenta MRP traz benefícios para a gestão de empresas de IBT. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?