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Mon Dec 05 01:03:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | IDENTIDADE VISUAL
Comunicação visual: a sua loja pode vender sozinha

Proporcione ao seu cliente uma experiência de impacto, utilizando a comunicação visual.

· 24/11/2022 · Atualizado em 05/12/2022
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Investir em comunicação visual pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Quando o espaço físico consegue imprimir a linguagem que aproxima o consumidor, a comunicação flui. O varejo físico traduz o que é relevante para o cliente por meio de sua identidade visual. Todas as cores, mobiliário e iluminação, formam o conjunto de elementos físicos da loja e são capazes de passar uma mensagem. Mas, você sabe o que está comunicando?  

Apostar em comunicação visual para gerar impacto e nunca mais sair da cabeça do seu cliente é a chave da identidade visual. Para entender esta ferramenta, o Sebrae Paraná elaborou um post e separamos essas dicas para você ler sempre que quiser.

Como gerar impacto visual nos seus clientes?

Quando a gente fala de vendas, a experiência de compra é um fator muito importante, seja no contexto físico ou no digital. E uma experiência impactante tem muito a ver com a capacidade de gerar sentimentos e sensações nos seus clientes. Todos os cinco sentidos podem ser explorados neste processo, entretanto, com certeza, o primeiro deles é a visão. Antes de tentar atrair seus clientes com promoções e outras vantagens, seus clientes precisam te conhecer. Isso significa que eles precisam te identificar em meio aos seus concorrentes.

Imagine só um shopping em que todas as lojas são iguais, as cores, a iluminação, uniforme dos funcionários, sem sinalizações claras do que eles vendem. Como os clientes saberão o que vendem? Como os clientes saberão se aquela loja possui o produto que eles buscam? É como achar uma agulha num palheiro - quase impossível! A única solução é diferenciar-se. Parece óbvio, não é? Mas este é um erro que muitas empresas cometem: não dão o devido valor à experiência visual de suas empresas. Por isso, agora eu vou te dar três dicas infalíveis para você diferenciar-se e gerar um impacto visual tão positivo que vai aumentar muito a suas vendas.

1- Crie um manual de identidade visual

É muito importante criar e utilizar um manual de identidade visual na sua loja. A ideia de um manual pode parecer complexa, mas é bem simples. Imagine como você identifica o seu carro em um estacionamento. É fácil, né? Você sabe a cor, o número da placa, o tipo de roda, o modelo e a marca dele. Manual de identidade visual é basicamente isso! O conjunto de características que tornam a sua marca reconhecível: as cores da sua marca, seu logotipo, uniforme dos seus funcionários, seus panfletos, cartões e embalagem. Tudo isso faz parte da sua identidade visual. Com uma identidade bem definida, seus clientes saberão reconhecer seus produtos, seus funcionários e o mais importante: a sua empresa. O consumidor precisa bater o olho e identificar prontamente que é a sua loja.

2- Invista em uma fachada atraente

O cartão de visitas da sua empresa é a fachada da sua loja. Se o seu cliente tem dúvida se aquela é sua empresa, você já está cometendo um erro grave. Aposte em um letreiro de boa qualidade, uma iluminação para destacar-se naquele ambiente - tanto de dia quanto de noite. Tire algumas horas para pensar em como o seu cliente pensa e observar ao redor da sua loja. As pessoas estão parando para ler? Os carros estão desacelerando? A sua fachada chama a atenção do público? Observe também o que os seus vizinhos e concorrentes estão fazendo. Você pode tirar boas lições que podem ser adaptadas ao seu negócio.

3- Sinalize tudo

Sinalize bem os preços e a descrição de cada produto, os locais de atendimento, as seções, as promoções, vantagens e novidades. Nunca permita que seu cliente entre e saia da sua loja sem saber de uma promoção ou de um produto novo. Quando tudo está bem claro e sinalizado, você torna a experiência de compra mais fácil e fluida. E lembre-se: mantenha tudo na sua identidade visual.

Neste processo, recomendamos que você converse ou contrate um profissional do design gráfico. Assim, tudo será feito da maneira mais eficiente e profissional possível, com as técnicas certas para o seu negócio.

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