Veja que ações de marketing digital podem ajudar a alavancar o seu negócio.

As estratégias de marketing digital para pequenas empresas são diversas, afinal a internet facilita muito a atuação dos microempreendedores. No entanto, sempre é interessante conhecer as mais eficientes para te ajudar a alavancar o seu negócio.
E para te auxiliar com essa tarefa, separamos algumas das estratégias mais interessantes para os pequenos negócios.
Anúncios
A primeira estratégia de marketing para pequenas empresas é o uso de anúncios direcionados na internet. É preciso investir recursos, porém os resultados são expressivos e rápidos. Você consegue mostrar a sua marca para um grande número de pessoas, que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Antes de anunciar, o empresário precisa planejar sua campanha, saber qual o seu objetivo – vender o produto ou tornar a marca conhecida, por exemplo – definir quem é o público-alvo, a região em que deseja que seu anúncio seja apresentado.
Também é preciso definir quais métricas serão acompanhadas e monitorar constantemente a campanha, pois só assim será possível ser assertivo com a publicidade e atingir o resultado desejado.
Marketing cooperativo
Outra estratégia para pequena empresa, é o chamado marketing cooperativo. Os empreendedores, que não são concorrentes diretos, se unem para aumentar o seu alcance, indicando clientes uns para os outros.
Alguém que vende peças para carros, por exemplo, pode fazer uma parceria com uma concessionária. Os seus clientes são os mesmos e, por isso, a parceria entre os dois empreendimentos pode ser interessante.
Os empreendedores podem explorar diversas possibilidades, como a criação de um desconto no caso de indicação, por exemplo.
Analise o perfil do cliente
O conhecimento também é uma estratégia de marketing essencial para pequenas empresas. Por meio dele, é possível traçar os melhores planos de ação e o mais importante: saber para quem você está vendendo.
As informações dos seus clientes são dados valiosos e servem para alinhar a sua estratégia de venda. Se você sabe para quem está vendendo, fica muito mais fácil elaborar a sua mensagem, escolher o seu tom de voz e a forma como a abordagem será feita.
O conceito de persona é: o personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa, criado por meio dos dados reais obtidos de seus consumidores. As pesquisas podem ser realizadas pela internet ou ainda por meio de observações feitas pelos vendedores do seu negócio.
Saber nome, renda mensal, idade e o que costuma fazer no tempo livre são algumas informações interessantes de se ter para traçar o perfil da persona e entender como conversar com ela.
Com essas informações, você consegue direcionar os seus esforços e definir a melhor estratégia para atrair novos consumidores. Com planejamento e dedicação, o processo se torna mais simples.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Alagoas 3 estratégias de marketing para pequenas empresas
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