Sistema de gestão integrado ERP auxilia na organização e controle dos processos internos da sua empresa.

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software ou sistema de gestão que organiza e integra informações e processos de uma empresa. Ele funciona como uma plataforma que conecta diferentes áreas e apresenta funcionalidades específicas.
Uma vantagem do ERP é que ele pode ser implementado em módulos, ou seja, em cada área separadamente ou conectando todas. Assim, você pode verificar em qual área ele faz mais sentido e ir, aos poucos ou de acordo com a necessidade, ampliando os módulos. O ERP pode facilitar a gestão do negócio em diferentes áreas: faturamento, financeiro, compras, estoque, RH, fiscal, gerenciamento de projetos e produção.
Vantagens e desvantagens
Os ERPs podem ser pagos ou gratuitos. Com relação às funcionalidades, eles não são diferentes porque o que determina é a fabricante dos módulos. A diferença está na capacidade de armazenamento de informações e dados. Os ERPs pagos são mais completos e contam com suporte especializado.
Os ERPs grátis podem ser: gratuito ou Open Source. O gratuito, geralmente, é uma versão grátis de um pago, para experimentação. Já o Open Source é um software de código aberto e que você pode personalizar de acordo com as necessidades da sua empresa.
Uma das vantagens dos ERPs Open Source é que eles possuem uma grande comunidade de colaboradores e estão sempre sendo atualizados. Qualquer dúvida, basta perguntar na comunidade, que rapidamente você terá uma resposta. Por outro lado, eles trazem algumas desvantagens, como atualizações falhas, manutenção difícil ou demorada, além de integrações com problemas.
Separamos cinco ferramentas ERP gratuitas para você conhecer e analisar se alguma se adapta ao seu negócio. Confira!
- Bling ERP – é um sistema voltado para pequenas empresas que integra plataformas de e-commerce e marketplaces de forma fácil e rápida. O sistema emite notas fiscais, controla e organiza o estoque e oferece uma conta digital segura para ajudar na gestão financeira da empresa. Além disso, gerencia vendas e comissões, envios e integra a cadeia logística.
- Fox Manager – tem grande número de módulos, é flexível e customizável. No entanto, sua versão gratuita está disponível apenas para dois usuários. Seu diferencial é a interface gráfica intuitiva. Conta com módulos financeiro, de contabilidade, fiscal, loja, estoque, faturamento e emitir boletos e notas fiscais eletrônicas.
- Dollibar – oferece um pacote completo de sistema de gestão, com acompanhamento de faturas, contratos, estoque, pedidos e pagamentos. Ele também tem um suporte para o ponto de venda e uma loja com add-ons que podem ampliar o seu sistema ERP.
- Bitrix24 - pode ser acessado na nuvem ou instalado em seu computador. No entanto, sua versão gratuita é limitada a 12 usuários. Ele oferece módulo administrativo; Gerenciamento de clientes (CRM); Gerenciamento de projetos; Ferramentas de comunicação, como videoconferências; possibilidade de criação de landing pages; loja on-line; e suporte em tempo real por chat.
- MarketuP – visa a otimizar e facilitar as rotinas diárias das pequenas empresas. Seu diferencial é ter funcionalidades específicas para segmentos como restaurantes, varejo, moda, entre outros. De maneira geral, ele tem funcionalidades para controle de vendas, compras, estoque e financeiro. Além disso, oferece para o atendimento ao cliente um sistema com opções de PDV, loja virtual, comandas e vendas. Também tem funções financeiras, como controle de contas para pagar e receber, fluxo de caixa, conciliação e contas gerais.
As ferramentas de gestão são importantes na organização e controle dos processos internos da empresa. Para ter um crescimento de longo prazo e sustentável, é preciso ter controle desses processos e das finanças. Aproveite os recursos on-line e gratuitos para profissionalizar seu negócio e ter um controle maior da sua gestão.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)