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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Confira as tendências que farão o mercado de perfumes de luxo decolar

Fragrâncias inspiradas em alimentos, aromas que funcionam no mundo digital e a valorização dos perfumistas redefinem o futuro do mercado de perfumes de luxo.

· 24/01/2023 · Atualizado em 10/02/2023
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O mercado de perfumes passará por grandes mudanças neste momento pós-pandemia. Fragrâncias inspiradas em alimentos, aromas que funcionam no mundo digital e a valorização dos perfumistas estão redefinindo o futuro das fragrâncias de luxo.

Muitos consumidores usam perfume em casa e não apenas para sair, o que prova que os aromas são parte cada vez mais importante dos rituais de autocuidado. Por isso, as fragrâncias devem se tornar mais funcionais e propositadas, unindo bem-estar, higiene e emoção.

Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado de perfumes no mundo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Tudo isso graças ao consumo interno, que garante o crescimento das vendas no varejo mesmo em tempos de crise. Mais de 80% dos brasileiros usam marcas de perfume nacionais atualmente.

Millenials aquecem mercado de perfumes de luxo

Conforme dados da Mordor Intelligence, o mercado global de perfumes de luxo deve crescer, em média, 6,2% até 2027. O motivo é a maior consciência de marca e o aumento dos gastos com bens de luxo entre os millenials.

Devido à demanda significativa da geração mais jovem, os principais players agora apresentaram várias ofertas em seus produtos, combinadas com embalagens personalizadas de perfumes de luxo. Essa estratégia torna os produtos bastante acessíveis e suportam o crescimento do mercado.

Além disso, a tendência crescente entre os consumidores de comprar perfumes de luxo para presentear influencia ainda mais as vendas em todo o mundo, assim como a influência das mídias sociais nos hábitos de compra e o endosso de celebridades.

Ainda que a maioria dos consumidores prefira comprar itens de perfumaria em lojas físicas, como garantia de credibilidade contra falsificações, a maior disponibilidade de perfumes de luxo em várias regiões do globo por meio das plataformas de vendas on-line e e-commerce influencia diretamente o crescimento das vendas.

Na categoria bens pessoais de luxo, que registra crescimento no mercado de luxo mundial por conta da modernização e adaptação ao estilo de vida ocidental, cosméticos e perfumes são os itens que mais registram tendência crescente de consumo, especialmente entre as mulheres, que preferem investir em produtos premium.

O que vem por aí na perfumaria?

A união da perfumaria à inovação tecnológica é uma área com grande potencial de crescimento. Cenários olfativos virtuais estão se tornando cada vez mais importantes. Neles, aromas são usados para otimizar performances ou oferecer apoio emocional.

Segundo uma pesquisa recente da Ericsson, 56% das pessoas entrevistadas esperam que todos os filmes tenham cheiros até 2030, com 47% delas acreditando que, no mesmo período, aromas digitais estarão disponíveis para uso comercial. Isso mostra que marcas devem elaborar uma estratégia de experiências digitais que ofereçam a seu público a oportunidade de descobrir novas fragrâncias on-line.

Já a Euromonitor prevê que o e-commerce apresentará uma taxa de crescimento CAGR de 9% até 2025 por conta do engajamento e a venda de fragrâncias após as marcas de perfume migrarem para o mundo digital.

Cresce, também, a curiosidade e o interesse por ingredientes de perfumaria, com cursos, workshops e personalização tornando-se grandes propulsores de vendas. Na esteira dessa tendência, nasce também um interesse por perfumistas e seu ofício.

Para marcas de perfume que buscam novas formas de engajar seu público no ambiente digital, usar a figura do perfumista para explicar qual foi a inspiração por trás de um produto pode ser uma forma de criar uma relação mais humana entre cliente e criador.

À medida que o público compreender a importância das fragrâncias, ele buscará marcas que mostrem mais do processo de produção de cada perfume ou até mesmo da história por trás de sua criação, fazendo assim escolhas mais personalizadas.

Por isso, a marca que priorizar em sua comunicação a importância dos aromas em diferentes áreas de nossa vida, desde a educação até o estilo pessoal, terá grandes chances de se destacar neste mercado.

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