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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Confira boas práticas de atendimento via WhatsApp

Aproveite o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros para atender bem seu cliente e com agilidade.

· 25/07/2022 · Atualizado em 02/09/2022
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O atendimento via WhatsApp se popularizou no Brasil. Cerca de 98% dos smartphones no país têm o aplicativo instalado. Se antes o WhatsApp era usado somente para conversas entre famílias e amigos, agora, ele se tornou um canal de comunicação entre empresas e clientes. 

Pesquisas (Opinion Box e Mobile Time) mostram que 69% dos usuários do WhatsApp comunicam-se com marcas: 70% deles tiram dúvidas pelo aplicativo; 60% buscam suporte técnico; e 59% conversam sobre promoções. 

Trata-se de um canal estratégico e um diferencial de marketing de relacionamento. Isso mesmo. A versão WhatsApp Business foi desenvolvida especificamente para atender às necessidades das pequenas empresas e oferece várias ferramentas de atendimento, como programação de mensagens fora do horário comercial e de relacionamento com o cliente, como etiquetas para você classificar o andamento de cada conversa.

O atendimento pelo WhatsApp também é uma estratégia relacionada à experiência do usuário. Isso porque permite praticidade e rapidez para que o cliente entre em contato com sua empresa. 

Outra funcionalidade do aplicativo é a criação de catálogos. Ali, seu cliente já pode visualizar seus produtos e serviços, com detalhes e valores. Ou seja, sua empresa fica mais acessível, e você consegue se aproximar do seu cliente e promover uma experiência de compra positiva. 

Aproveite ao máximo essa ferramenta para melhorar o relacionamento com seu cliente e alcançar mais resultados. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de boas práticas de atendimento via WhatsApp. Confira.

1. Cadastre um perfil comercial no WhatsApp Business

Preencha todas as informações da sua empresa corretamente: nome, endereço, horário de atendimento, site e descrição da sua empresa. Coloque uma foto de perfil relacionada com a identidade visual do seu negócio. 

2. Tenha um número exclusivo

A sua conta precisa ser comercial. Utilize um número exclusivo do seu negócio para não misturar assuntos profissionais com pessoais. Essa prática também gera confiança no seu cliente. 

3. Treine sua equipe de atendimento

Alinhe com a equipe de atendimento a linguagem e o tom de voz nas mensagens. Eles precisam receber treinamento para prestar um atendimento cordial e rápido. 

4. Utilize a versão web para dar agilidade ao atendimento

A versão web é visualizada em computadores e notebooks. É uma maneira mais prática, ágil e fácil do atendente ver as mensagens e checar outros sistemas, ferramentas ou manuais para prestar um bom atendimento.

5. Mantenha o cadastro dos clientes atualizado e organizado

Dessa maneira, você consegue identificar quem é o seu cliente pelo número do telefone e chamá-lo pelo nome, por exemplo. Essa prática permite uma personalização do seu atendimento, o que faz toda diferença para o cliente. 

6. Seja ágil

Se possível, treine uma pessoa ou equipe exclusiva para o atendimento via WhatsApp. Colaboradores envolvidos com outros trabalhos podem demorar para ver e responder as mensagens. Lembre-se que o atendimento via WhatsApp tem como foco a rapidez na resposta. 

7. Divulgue o seu WhastApp

Coloque nas redes sociais, no perfil da empresa, no site. Mostre para o seu cliente que você oferece esse tipo de atendimento e facilite o contato dele. Nas redes sociais, é possível associar um link para que o cliente seja direcionado para o seu WhatsApp. 

8. Invista em automatização

Se seu fluxo de atendimentos é muito grande, você pode investir em automatização. Existem aplicativos e ferramentas que auxiliam os atendimentos via Whatsapp. Um exemplo são os chatbots, assistentes virtuais que interagem por meio de conversas programadas.

Para saber mais, confira os e-books a seguir:

Introdução ao WhatsApp Business

WhatsApp para vender mais


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