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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Confira dicas para criar um calendário editorial para redes sociais

Elabore seu calendário editorial pensando no fortalecimento da sua presença on-line nas redes sociais em que os seus clientes estão.

· 07/03/2023 · Atualizado em 10/05/2023
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Ter um calendário editorial é uma forma de garantir organização e otimização de tempo para manter frequência de publicação. O calendário é um planejamento.

Trata-se de um documento que sintetiza os conteúdos que serão produzidos em determinado período e em todas as suas redes sociais. Ele serve de apoio para a definição de temas, formatos e em relação às pessoas envolvidas na produção de textos, design e postagens.

Seu calendário editorial pode ser feito no formato manual, como uma planilha manuscrita ou digital, e ainda por meio de ferramentas específicas. O importante é que trabalhar com esse tipo de controle evita a repetição de conteúdo.

Além disso, um calendário contribui para que o conteúdo esteja alinhado, quase em uma ordem lógica, sem deixar pontas soltas.

Ao definir um calendário editorial, é necessário entender que o conteúdo deve ser relevante para o potencial cliente. Isso significa que você deve ir além de, apenas, postar com frequência diária ou mais do que uma vez por dia. É fundamental manter a qualidade das publicações.

Também é importante entender como cada rede social funciona e como o mercado tem se comportado. Lembre-se que o seu negócio existe dentro de um contexto, por isso, observe o que as outras marcas estão fazendo.

Confira algumas dicas para fazer um calendário editorial para suas redes sociais!

Onde está o público?

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que cada rede social tem um público-alvo predominante. Entenda onde o seu público está. A definição das personas vai ajudar nesse processo.

Pesquise quais os perfis que elas exploram, quais os canais são mais adequados e entenda como elas se comportam nessas redes sociais.

Escolha as redes sociais

Ter presença em mais de uma rede social importa para você ampliar os canais de contato. Apostar em uma única rede social é colocar todos os “ovos em uma única cesta”. 

Então, tente, se possível, distribuir a sua presença em mais de um ponto de contato. Mas, se isso ainda não é possível, comece com uma única rede social e, em um prazo de 3 a 6 meses, inclua outras mídias sociais.

Entenda o funcionamento de cada rede social 

Vale a pena entender a dinâmica de cada rede social. Não é uma boa ideia postar exatamente o mesmo conteúdo em redes diferentes. Porém, no seu calendário, você pode aproveitar os temas e adaptar os formatos.

Cada rede social tem um objetivo. Por exemplo, Instagram, Pinterest e TikTok são redes mais visuais, em que a qualidade das fotos ou o design devem ser mais atrativos. O Facebook, por sua vez, demanda um pouco mais de texto nas legendas das postagens.

Em post para blogs, e-mails e mensagens de texto via WhatsApp é interessante facilitar a leitura do usuário. Usar emojis pode ser uma boa ideia para chamar a atenção e destacar alguns trechos.

No seu calendário editorial para redes sociais, além de mencionar a rede, já define uma distribuição de formatos. Exemplo prático: No Instagram, publicar 1 carrossel, 1 estático, 1 reels por semana, 5 stories por dia, 3 caixinhas de perguntas.

Tenha uma pasta de inspiração

Você pode criar uma pasta na nuvem, no celular ou no computador, e colocar recortes de postagem que você gosta. Na correria do dia a dia, uma das principais dificuldades de manter a frequência de postagens é ter criatividade e boas ideias de conteúdo.

Separe um tempo e navegue pelas redes sociais para ter boas inspirações. Você pode usar a biblioteca de anúncios do Facebook para procurar por postagens patrocinadas, inspirar-se nos seus concorrentes e se atentar às tendências de cada rede social.

Calendário editorial na prática

Agora que você já entendeu onde seu público está, como cada rede social funciona, em quais redes você vai manter sua frequência de postagens e tem uma pasta de inspiração, é hora de fazer o seu calendário editorial.

1. Escolha o formato e liste as redes sociais

O formato do seu calendário deve ser o mais prático para você. Se mais de uma pessoa precisa acessar a programação, a dica é usar alguma ferramenta on-line, como planilhas ou aplicativos de organização como Trello e Monday.

2. Defina a frequência de postagem

Registre quantas postagens você fará por semana em cada rede social. No momento de definir a frequência, é importante equilibrar a sua capacidade de produzir conteúdo de qualidade com o modo como a sua persona se comporta.

Se você optar por aumentar a quantidade de postagens, faça esse processo de forma gradativa para que os seus seguidores entendam o seu movimento e se engajem.

Use as métricas das suas redes sociais para perceber quais os melhores dias e horários para você postar em cada uma delas. Nesse caso, a dica é: teste dias e horários diferentes e entenda o resultado. Se necessário, faça ajustes e adaptação nos próximos calendários.

3. Escolha um tema

Deixe ao menos o tema predefinido. Você pode separar um tempo na sua agenda e criar vários conteúdos, para você ter um estoque semanal feito.

Ter um calendário editorial para redes sociais ajuda você a ter mais consistência e intencionalidade nas postagens: não adianta apenas produzir uma quantidade grande de conteúdo.

Existem conteúdos que são mais atrativos e podem contribuir para aumentar a quantidade de seguidores, outros já são mais focados em vender. Faça seu planejamento de acordo com seus objetivos e fortaleça sua presença on-line.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como fazer um calendário editorial para redes sociais.

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