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Wed May 10 17:12:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Confira dicas para elaboração de um folder de sucesso

Seja criativo para atrair a atenção do seu potencial cliente com um folder ou prospecto.

· Atualizado em 10/05/2023
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O folder pode ser utilizado na sua estratégia de marketing para atrair clientes e aumentar suas vendas. Também pode ser chamado de prospecto e designa o impresso publicitário, parecido com flyer ou com o panfleto, só que de uma proporção maior e podem ser utilizadas dobras.

Ele é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma institucional para vender uma empresa ou serviço; ou também de forma promocional, bem pontual para um produto.

Para iniciarmos a construção do nosso folder, começaremos pela definição de quem são os clientes. Eles são pessoa jurídica ou pessoa física? Onde eles estão situados, em alguma região específica, em alguma área? Qual é a quantidade de clientes? E qual é o sexo: masculino ou feminino? Qual é o rendimento? Qual é o grau de instrução desse cliente? Ainda, o estilo de vida dele? Ele é despojado ou é mais social?

Definido o público-alvo, iremos montar a capa do nosso folder. O correto é utilizar frases que instigam o cliente a abrir e conhecer um pouco mais sobre o conteúdo. Essas frases podem ser: “exclusivo” ou “um convite especial”. Cuidado, pois você será tentado a colocar o logotipo ou nome do produto. Isso não irá funcionar.

Neste momento, iremos verificar quais são os benefícios do produto, serviço ou da empresa. Depois desses benefícios, iremos identificar quais são as características que apoiam esses benefícios.

Qual é o diferencial que esse produto, serviço ou empresa tem em relação à concorrência? E também qual a utilidade desse produto, serviço ou empresa tem para o cliente?

Chegamos à fase de apropriação pelo cliente. Quais são os resultados que serão gerados, se o cliente comprar esse produto ou serviço; ou visitar essa empresa? Para finalizar: Qual é o custo ou as condições de pagamento?

Anote aí algumas dicas para produzir um folder eficiente!

  • Adapte a linguagem utilizada ao público-alvo.

  • Coloque informações úteis no folder para incentivar o leitor a guardar com ele. Por exemplo, uma pizzaria deve explorar os sentidos, como textura do papel, cheiro ou dobras que se transformam em figuras.

  • Utilize cupons, vale-brindes ou amostras grátis.

  • Invista em sustentabilidade, incluindo mensagens ou utilizando papel reciclado.

  • Atenção às cores utilizadas e seu significado. Elas devem ter relação com o público-alvo.

  • Não esqueça de colocar informações para contato. 

Lembre-se que o folder deve responder às perguntas em uma sequência lógica e seguir a linha de pensamento do leitor. Seja direto e claro no seu texto. E, abuse da criatividade!

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Santa Catarina: Como elaborar um folder para minha empresa? Confira nossas dicas e tenha sucesso na construção.

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