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Fri Apr 21 14:42:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Confira dicas para usar o storytelling na sua estratégia digital

O storytelling aproxima a marca ao cliente, gerando identificação e engajamento.

· Atualizado em 21/04/2023
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O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz e que as marcas já estão investindo. É a técnica de contar uma história sobre o seu negócio, que envolva o público e o faça se encantar pelo seu produto e trajetória.

Um exemplo clássico de storytelling é o da marca de maquiagem Boca Rosa. A cada linha de produtos, a influenciadora conta uma história de como aquela linha foi pensada, seu conceito e os benefícios e funcionalidades de cada produto. Isso funciona muito bem e faz com que os produtos esgotem em horas de lançamento!

De modo geral, storytelling é uma técnica de narrativa que usa elementos como personagens, ambientes e conflitos. O objetivo é transmitir uma mensagem. Embora esteja relacionada à criação de textos fictícios, no pequeno negócio, também é possível aplicar essa estratégia. 

Contar um pouco da história da empresa no site é um ótimo começo! Utilizar as redes sociais e um blog para contar sua história também pode funcionar muito bem. O storytelling pode trazer algumas vantagens para o seu negócio, como:

Engajamento: um dos principais benefícios do uso de storytelling é conquistar o interesse e o envolvimento dos consumidores. Por meio dessa técnica, é possível criar conexão, fazendo com que ele não apenas compre algo, mas passe a defender a marca.

Identificação: contar histórias é uma das experiências mais antigas para gerar identificação. É possível humanizar seu negócio, fazendo com que o cliente a veja não apenas como um estabelecimento, mas uma pessoa que o emociona e em quem ele se reconhece e confia.

Você pode utilizar o storytelling para informar, comunicar, entreter e vender. O storytelling pode, por exemplo, trazer narrativas que contam a experiência de outros clientes.

Pode mostrar histórias divertidas que quebram as resistências e facilitam o relacionamento entre vendedor e cliente. Além disso, ao contar uma história, o vendedor se aproxima do cliente e dá uma abertura para que ele forneça mais informações sobre suas necessidades e desejos. 

Separamos algumas dicas para você começar a utilizar o storytelling na sua estratégia de marketing digital e se destacar! 

Desenvolva um conteúdo criativo e verdadeiro

Para criar conexões com significado e agregar valor à sua marca, você precisa divulgar seus valores. De maneira simples, você pode se conectar aos poucos com as pessoas que se identificam com o seu propósito. Lembre-se que conteúdo de qualidade é um investimento para a sua empresa de longo prazo.

Crie um planejamento de conteúdo 

Pode ser uma planilha de Excel ou em uma ferramenta on-line. Definidos os objetivos e o público, você já pode pensar em que tipo de conteúdo vai disponibilizar em cada plataforma.

Crie um calendário editorial para se organizar e visualizar as suas publicações. Você pode ir separando a sua história em episódios ao longo da semana, por exemplo. 

Outra alternativa é criar histórias a partir das datas comemorativas. O calendário pode te auxiliar nesse planejamento para não ser pego de surpresa ou fazer tudo de última hora. 

Explore depoimentos de clientes 

As avaliações e reviews on-line influenciam na decisão de compra de muitos consumidores. Ou seja, as pessoas pesquisam na internet antes de fechar um negócio. Aproveite esse comportamento, disponibilizando depoimentos de clientes, falando sobre sua experiência com sua empresa ou produto. 

Assim, os potenciais clientes podem ver pessoas como eles, que já passaram pelo momento do conhecimento, que já adquiriram aquele produto e que podem dizer o que acharam da experiência. Os depoimentos geram identificação e aproximação. 

Envolva sua equipe 

Pense em algum colaborador que tenha uma história de vida interessante e que esteja disposto a contar. Você também pode mostrar a história de alguém que começou a trabalhar com você há anos e que cresceu profissionalmente dentro da empresa. 

Além de valorizá-los, o público vai se conectar e se sentir atraído por narrativas de superação e gratidão. Aproveite para incentivar seus colaboradores a serem também produtores de conteúdo. Eles também podem sugerir histórias interessantes que merecem ser mostradas. 

Promova conteúdo interativo 

Pense em formatos que geram mais engajamento. É o caso dos vídeos. Existem diversos aplicativos que podem ajudá-lo a gravar e editar para suas redes sociais. 

As lives também podem gerar interação. Convide seu público a comentar ou a responder alguma pergunta. Se você tem um restaurante ou cozinha, por exemplo, você pode gravar stories ou um vídeo ensinando uma receita típica. Nesse caso, vá conversando com a audiência e contando a história dessa receita. 

Use o storytelling para se conectar com o seu cliente, gerar identificação e engajamento. Mas, lembre-se que todas as histórias precisam ser verdadeiras. Não invente ou conte histórias falsas. Seja criativo e autêntico para transmitir confiança e se aproximar ainda mais do seu público.

Texto escrito a partir do post do Sebrae Minas no Instagram: Como aplicar storytelling no seu negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como criar o storytelling da sua marca

Como usar storytelling para vender mais

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