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Wed Jan 11 14:04:50 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Confira estratégias de growth hacking para e-commerce

Para escalar seu negócio e atrair mais clientes de maneira rápida, implemente o growth hacking na sua loja virtual.

· Atualizado em 11/01/2023
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Chegamos ao terceiro artigo da série sobre tendências discutidas no Startup Summit, evento que reúne especialistas e startups do ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil. Um dos assuntos debatidos foi growth hacking, que pode ser definido como o conjunto de estratégias para obter crescimento rápido e aumento dos lucros. 

growth hacking pode ser aplicado em empresas de diferentes setores. No e-commerce, seus principais objetivos são: escalar o negócio de maneira mais rápida e atrair mais clientes, aumentando a taxa de conversão. 

As estratégias de growth hacking são baseadas em três pilares: produto diferenciado, marketing digital e tecnologia. Também é possível falar em quatro etapas de growth hacking: geração de ideias, seleção, experimentos e análises. É fundamental iniciar com a definição dos seus objetivos e metas. Em seguida, pensar nas melhores estratégias para alcançá-los. 

Separamos algumas estratégias e dicas para você ver como funciona o growth hacking na prática. Confira!

Invista no SEO do seu site

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de ações que visam a melhorar o posicionamento do seu site ou loja virtual nos sites de busca. Nos e-commerces, essa estratégia pode ser muito vantajosa porque é escalável e de baixo custo. 

A dica é otimizar as páginas do seu site com palavras-chave específicas e que remetam ao seu produto. Trabalhe no detalhamento dos itens nas descrições e publique fotos de qualidade. Além disso, você pode ter um blog para criar e publicar conteúdos que atendam aos questionamentos e dores do seu público-alvo. 

Marque presença nas redes sociais

Produzir conteúdo de qualidade deve ser prioridade na sua estratégia de marketing digital para redes sociais. Conheça os interesses e dificuldades do seu cliente para falar diretamente com ele e manter uma conexão. 

A dica, aqui, é interagir com o seu público e entender que as redes sociais foram criadas para se manter um relacionamento e não para vender. Por isso, seja criativo, utilize palavras-chave, mas também seja humano e crie uma proximidade com o seu cliente. 

Interações com clientes é essencial

As interações podem ser feitas pelas redes sociais, mas também por e-mail marketing ou atendimento via chat ou mesmo direct. Você deve sempre responder os comentários dos seus clientes, seja no seu site ou em páginas de avaliações. Demonstra empatia e reconhecimento. 

Uma dica é aproveitar as avaliações e testemunhos como prova social para o seu produto ou negócio. Você pode aumentar o seu alcance e visibilidade incentivando seus clientes a publicarem fotos ou vídeos com seus produtos, marcando seu perfil ou usando hashtags.

Monitore seus concorrentes

Essa é uma maneira de identificar gaps e falhas da sua concorrência para aprimorar tanto o seu atendimento quanto seu marketing digital. Você pode verificar comentários e avaliações de clientes. 

Outra dica é utilizar a informação coletada para produzir conteúdo para o seu blog ou redes sociais. Você pode criar uma FAQ com as dúvidas mais frequentes. 

Ainda existem outras estratégias de growth hacking que podem alavancar a sua loja virtual. Lembre-se de traçar os seus objetivos e implementar as ações que mais se adequem ao perfil do seu cliente e do seu negócio. 

O Startup Summit ocorre anualmente e traz tendências e temas da atualidade do empreendedorismo e da inovação. Fique atento e participe das próximas edições!

Conheça o Sebrae Like a Boss, uma competição de inovação para startups em busca de capacitação e aceleração. 

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