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Wed Mar 22 19:40:15 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Conheça 6 tendências para o setor de beleza em 2023

O consumidor chega em 2023 com novos hábitos e estilos que colocam em destaque novas tendências para os produtos e serviços de beleza.

· Atualizado em 22/03/2023
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Os negócios e os profissionais de beleza precisam e gostam muito de ficar por dentro das novas tendências do setor. Assim, o ano de 2023 chegou e com ele novas tendências para agradar aos clientes e aumentar o faturamento do seu negócio. O ano de 2022 marcou a flexibilização das medidas sanitárias preventivas para o combate ao Covid-19, pandemia que impactou significativamente o consumidor, fazendo-o adquirir novos hábitos e estilo de vida que mudaram completamente a forma de consumo de produtos e serviços de beleza.

É fato que o consumidor tem demonstrado maior nível de exigência, busca pela eficácia de produtos, preocupação com as questões ambientais e busca por se conectar com o que é realmente importante e saudável. Ao mesmo tempo, ele se  sente mais cansado e sobrecarregado devido à velocidade e estresse do mundo moderno e, por conta disso, começa a sentir necessidade de buscar soluções que o ajudem a parecer mais disposto e que ainda combatam o envelhecimento e a fadiga. Em consequência dessas constatações, alguns caminhos despontam com grandes perspectivas para quem atua no setor da beleza. Conheça algumas das tendências para o Setor de Beleza em 2023:

1- O boom de cuidados com o corpo

Os consumidores estão cada vez mais atentos aos cuidados com o corpo, que ganha o status de tratamento. O autocuidado corporal e capilar impulsiona novos serviços e produtos para cuidados com o corpo e cabelos e traz inovação nas rotinas de cuidados.

Novos processos de limpeza, hidratação, tratamento e proteção solar são criados também para o corpo e cabelos. Muitos dos ativos tradicionais do skincare facial estão sendo incorporados em formulações para os cabelos e o corpo.

A “skinificação” dos cuidados com o corpo veio para ficar com a adoção de ingredientes, de ativos e de formulações semelhantes aos cuidados com a pele. Com  ingredientes cada vez mais potentes, com propriedades antienvelhecimento, os "anti-aging", os produtos antifadiga e antiestresse também estarão em alta.

Os tratamentos versáteis prometem conquistar os consumidores de produtos; e os serviços de beleza são esses tratamentos versáteis, que oferecem soluções para o rosto (flacidez, contorno, arqueamento das sobrancelhas e estímulo do colágeno), corpo (gordura localizada, flacidez e celulite) e para as regiões íntimas (gordura localizada e flacidez).  

2- Cosméticos antifadiga

Os cosméticos antifadiga são uma tendência que vem chamando a atenção do consumidor. De 2016 a 2020, as vendas aumentaram cerca de 4% ao ano. O mercado de beleza e cosmético é rápido em apontar tendências para os problemas que enfrentamos; e o estresse e a fadiga definitivamente afetam a beleza e o sono de qualquer um. Assim, é esperado que o mercado de cosméticos antifadiga alcance a marca de US $25,1 milhões até 2031, de acordo com o relatório do Fact.MR. O crescimento de produtos e tratamentos antifadiga é atribuído ao aumento dos níveis de estresse e fadiga, combinado com a falta de sono adequado, fatores que foram muito mais comuns durante os últimos anos.

Especialistas afirmam que o grande destaque do setor serão os produtos para a pele – principalmente para área dos olhos – que ajudam a minimizar a aparência cansada e que combatem os efeitos do cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, que favorece o envelhecimento e o surgimento de manchas, flacidez e rugas.

3- TikTok como canal de beleza, saúde e bem-estar

Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok se tornou um grande canal que conecta jovens a profissionais de beleza, saúde e bem-estar. A cada trend lançada na rede social, cabe aos profissionais e especialistas a confirmação ou correção das informações que estão sendo difundidas nos vídeos. Um bom exemplo é a trend #skinbarrierrepai. Com mais de 150 milhões de visualizações de vídeos, fez um assunto como o reparo da barreira cutânea, que era pouco debatido até então, se tornar discussão mundial, reforçando a importância dos cuidados com a pele. Cabe lembrar que é preciso sempre consultar profissionais da beleza e estética, especializados para confirmar as informações veiculadas nos vídeos.

4 - Skincare de alta cobertura para simular filtros das redes

Influenciados pelos filtros disponíveis nas redes sociais, alguns consumidores passaram a buscar cosméticos e procedimentos estéticos que cheguem o mais perto possível da aparência de uma pele perfeita, como é mostrado em fotos e vídeos do Instagram e TikTok.

5 - Sustentabilidade

Cada vez mais interessados em assuntos que envolvem a sustentabilidade e em movimentos como skinimalism e clean beauty, os consumidores estão em busca de produtos naturais e sustentáveis, como cosméticos baseados em plantas, maquiagens veganas, desodorantes sem alumínio e fórmulas com ativos menos agressivos e tóxicos. O aumento crescente do interesse pela sustentabilidade faz com que temas como mudanças climáticas e sustentabilidade sejam cada vez mais atuais. O relatório de tendências para 2022 do Instagram já apontava que 1 em cada 3 jovens estão interessados em comprar mais produtos sustentáveis, limpos (clean beauty) e naturais. Assim ganha espaço a tendência do "skinimalismo" e os cosméticos baseados em plantas, as maquiagens veganas, os desodorantes sem alumínio, bem como os ingredientes e ativos menos agressivos e tóxicos. 

6 - Profissionais especialistas

Apesar da beleza DIY (Do-it Yourself, "faça você mesmo" em inglês) ganhar destaque nos últimos anos, os consumidores mais exigentes já perceberam que é preciso buscar profissionais especialistas para conseguir os melhores resultados.  Relatório Mintel aponta para os próximos anos a tendência Beauty Rx – Beleza RX que envolve a medicalização da beleza. O consumidor exige melhores resultados e quer provas de que seu dinheiro é bem gasto.

O Portal do Sebrae Beleza traz dicas e informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

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