this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:42:25 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Conheça as etapas de investimento em startups

Veja cada uma das etapas para compreender o caminho que seu negócio deve seguir para alcançar o sucesso.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

As etapas de investimento em startups demonstram a maturidade de um negócio e apontam o caminho para escalar a solução. Por isso, entender em que momento a startup está é fundamental para captar recursos e seguir crescendo. 

Muitas startups têm dificuldades para ultrapassar a etapa Seed para séries A. E poucas conseguem avançar até as séries finais. A questão está no amadurecimento da empresa. Para ultrapassar os obstáculos e escalar o seu negócio é preciso passar por um processo de planejamento e amadurecimento. Vejamos como as startups iniciam a busca por investimentos.

Pré-Seed

Essa é a fase de ideação e o momento em que você deve pesquisar o mercado. Nessa etapa, o negócio ainda não está em operação, é a identificação de uma oportunidade e estudo de uma solução.

O empreendedor deve investigar as dores, necessidades e desejos dos clientes, além de pensar nos produtos e serviços que podem ser oferecidos. Seus principais investidores são amigos, familiares e recursos próprios. 

Seed

É o momento da validação, quando o produto ou serviço da startup é validado no mercado. Um dos caminhos é o lançamento de um produto mínimo viável (MVP), que é uma versão básica para ter sua aceitação testada. É uma maneira de ajustar lacunas de acordo com o feedback do público e do mercado. 

Nessa etapa, a empresa está nascendo e começando a formar sua equipe. Os custos já estão crescendo, mas a startup ainda não tem uma receita grande. Os investidores potenciais são: Investidores-Anjo, Fundos de Risco em Estágio Inicial (Micro VCs) e Crowdfunding.

Busca por investidores

Depois que o produto ou serviço é validado, a startup começa a ganhar tração, e é quando se inicia a busca por investidores institucionais, como nos Fundos de Venture Capital. Existem séries para enquadrar cada momento da startup. Confira.

Oferta pública

O IPO é o processo de oferta de ações empresariais ao público em geral. Muitas vezes, são os investidores ou sócios, seja fundador ou funcionários com equity, que vendem sua participação para o mercado. Assim, esse momento é visto como o fim do ciclo de investimentos. 

Conseguir investimentos para se escalar um negócio é um processo de longo prazo e é preciso preparo e planejamento. Por isso, faça o acompanhamento e projeções financeiras para garantir a captação de recursos no momento certo. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Sebrae Like a Boss

Como criar uma Startup 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?