this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:14:46 BRT 2023
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Conheça as fases de uma startup

A jornada empreendedora é construída em etapas que têm como objetivo a maturidade e a escalabilidade do negócio.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Para alcançar a escalabilidade, as startups passam por fases que revelam o desenvolvimento da sua maturidade. O planejamento da jornada empreendedora é fundamental para que cada etapa ocorra no momento oportuno e seja ultrapassada com sucesso. 

De modo geral, as startups passam por cinco fases. Cada etapa vencida também é um momento único de aprendizado. São passos que devem ser dados para que a startup alcance a maturidade e o crescimento escalável. Vamos conhecer cada uma dessas fases!

Ideação

Ideação ou pré-seed é o momento inicial de mergulhar nas pesquisas de mercado para identificar uma oportunidade e uma solução. Também é quando se define um segmento e o público-alvo. Nessa etapa, a startup ainda não está em operação, e o empreendedor deve investigar as dores, as necessidades e os desejos dos potenciais clientes, além de pensar em produtos e serviços que gerem valor.

Validação

Validação ou seed é quando o produto ou serviço é validado pelo mercado. Geralmente, é lançado um MVP (Minimum Viable Product) ou produto mínimo viável, que é um protótipo com as funcionalidades básicas. Um público selecionado experimenta, e são feitos testes de aceitação com o MVP. Assim, o empreendedor pode fazer adequações, melhoramentos ou mesmo interromper o processo de criação do produto ou serviço. 

Operação

Operação ou early stage é o início da comercialização do produto ou serviço. É quando as estratégias de marketing digital e vendas são colocadas em prática. Então, é preciso que as equipes de atendimento estejam estruturadas e prontas para trabalhar. 

Nessa fase, muitas startups recebem aportes de investidores-anjo. Eles já conseguem enxergar o negócio em operação e acreditam no potencial de crescimento. 

Tração

Tração ou grow stage é o estágio de maturidade. A startup já está em plena operação e consegue validar seu plano de negócios com consistência. Já tem uma base de clientes solidificada e consegue atrair rodadas de investimentos. Nessa etapa, os processos são padronizados para se chegar a escalabilidade.

Scale-Up

Scale-Up ou expansion stage é o momento de escalar ou de expandir os negócios. A startup aumenta sua receita e base de clientes, mesmo com uma estrutura administrativa enxuta e custos mínimos. 

Passar por cada uma dessas fases significa crescer e desenvolver-se com sucesso. Não é uma tarefa fácil. Exige muito planejamento e uma boa estratégia para captar recursos. 

Algumas alternativas são as incubadoras e aceleradoras que ajudam a impulsionar startups. Além disso, é possível recordar do investidor-anjo, que acredita, logo no início, no potencial de crescimento e investe recursos e seu conhecimento para apoiar startups.  

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como criar uma Startup 

Criatividade e Design Thinking 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?