this is an h1

this is an h2

Fri Nov 25 00:51:02 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTUDOS DO CLIENTE
Conheça as perspectivas de mercado para o público da melhor idade

Conheça as preferências desse público e saiba como conduzir a sua empresa para garantir a satisfação dos seus clientes.

· 13/10/2022 · Atualizado em 25/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para que o empreendedor da Micro e Pequeno Empresa possa garantir o crescimento do seu estabelecimento, é importante entender que o bom atendimento deve compreender o público de todas as idades. Para cada faixa etária, há pontos de análise específicos. Que tal compreender hoje sobre o mercado de consumo para público da melhor idade?

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais cresceu de 11,3% para 14,7% da população brasileira. Ou seja, em números, representa de 22,3 milhões para 31,2 milhões de pessoas. E o mercado de consumo desse segmento, além de amplo, é muito significativo para a economia dos pequenos negócios. 

O mercado do idoso

Com o aumento da longevidade, o IBGE estima que, em 2050, o Brasil terá cerca de 30% da população acima de 60 anos. Com isso, a possibilidade é que a chamada “economia da longevidade”, que hoje movimenta cerca de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil, cresça muito mais. 

O Instituto Locomotiva projeta que, até 2045, o Brasil tenha cerca de 90 milhões de consumidores ativos na terceira idade. Esses dados revelam uma grande oportunidade de nichos de mercado para profissionais e para empresas. 

Categorias, produtos e serviços

Com o crescimento da longevidade, consequentemente as perspectivas de mercado também começam a crescer. Sabe-se que, ao envelhecer, o corpo humano passa por transformações que exigem mais atenção. Com isso, a probabilidade do setor de cuidadores de idosos se expandir é bem alta. Quanto maior a demanda, maior as chances de sucesso nessa área.

Uma pesquisa realizada na pandemia pela empresa Kantar Ibope mostrou que cerca de 40% das pessoas com mais de 55 anos iniciaram ou aumentaram o hábito de realizar compras on-line. Entre os itens mais procurados, estavam itens de higiene, limpeza, supermercado e farmácia.

Engana-se quem pensa que esses são os únicos segmentos procurados por idosos, pois vestimentas, aparelhos para proporcionar saúde e bem-estar – como medidores de pressão, bengalas e colchões ortopédicos –, artigos de casa e decoração e até mesmo livros se tornam bem procurados nessa fase da vida.

Atendimento personalizado e marketing apropriado 

É por isso que a sua empresa precisa se preocupar com como vai atender o público da terceira idade, visto que eles, em especial, prezam muito pela atenção dos atendentes, cordialidade e paciência. Compreenda que o idoso requer um atendimento personalizado, que se importe em oferecer a ele conforto (uma vez que sua disposição física não é a mesma da juventude), segurança e o maior número de facilidades.

Então, ações que tornem a experiência do consumidor mais prazerosa, certamente irão fidelizar o seu cliente e estimular que ele volte mais vezes. Pense em estratégias como filas e estacionamentos especiais, equipe cordial e tempo de espera reduzido para contribuir com a satisfação do idoso.

Invista também em ações de marketing tanto pro espaço físico – como placas legíveis e imagens que facilitem a identificação do produto ou serviço – quanto para o meio virtual. Uma comunicação direcionada, listas de transmissão e a busca pelo feedback chamam a atenção desse público e faz com que ele se sinta valorizado.

Gostou deste conteúdo? Então acesse o portal do Sebrae e entenda sobre como investir no mercado varejista para a terceira idade e conheça as exigências dos idosos para o mercado de saúde. Sebrae, somos o maior parceiro de Micro e Pequenos Empreendedores. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?