this is an h1

this is an h2

Mon Aug 14 18:28:37 BRT 2023
Pessoas | EQUIPE
Conheça as práticas de higiene e biossegurança para manicures

Respeitar as normas de biossegurança é importante para garantir a saúde de manicures e clientes.

· 24/01/2023 · Atualizado em 07/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você é dono de um estabelecimento de beleza e possui manicures em sua equipe, é importante saber que deixar as unhas dos clientes bonitas é um trabalho que envolve também o cuidado com a saúde deles e da profissional.

Tanto o estabelecimento como a manicure devem respeitar as regras de biossegurança estabelecidas pela Anvisa para a atividade, é isto é fundamental para garantir a segurança e a qualidade do atendimento.

Na rotina da manicure, o contato com alicates, espátulas e lixas contaminadas aumentam as chances de transmissão de doenças. O dono do estabelecimento e a profissional que respeitam as normas de biossegurança, além de proteger a saúde, estão investindo no próprio negócio. Afinal, o serviço feito com higiene e segurança é um diferencial que certamente vai atrair mais movimento.

O que é biossegurança?

A biossegurança é definida pela Anvisa como a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente. São ações que devem ser utilizadas todos os dias, visando a proteção da saúde tanto pela prevenção ou controle, quanto pela redução ou erradicação de agentes maléficos.

No caso das manicures, os riscos de contaminação ocorrem por via aérea, como no caso dos vírus da covid-19 ou da tuberculose, e também pelo sangue, predispondo aos vírus da hepatite e HIV, entre outros. As onicomicoses, infecções nas unhas causadas por fungos, também devem ser prevenidas. E o assunto é sério: pesquisa realizada recentemente mostra que, em São Paulo, uma em cada dez manicures tem hepatite.

Dicas de segurança para manicures

O primeiro passo para realizar o serviço de manicure em segurança é utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, luvas, toucas e aventais. Atenção: o uso da máscara deve ser constante e não apenas quando há risco aumentado para covid-19, por exemplo. 

Faça sempre a esterilização correta dos seus instrumentos de trabalho. Comece pela higienização, lavando com água e sabão todos os materiais cortantes, para remover todos os sinais de sujeira. Depois, é feita a esterilização para eliminar sinais de microorganismos infecciosos que podem causar doenças.

A primeira etapa de esterilização é o uso do álcool 70 para desinfetar. Em seguida, são usadas autoclaves, que submetem os materiais a temperaturas altas, capazes de eliminar a existência de germes.

Outra prática para a segurança do trabalho e do cliente é o descarte de materiais já usados. Lixas, palitos de madeira e toalhas são de uso único e devem ser descartados imediatamente após o uso no atendimento. Uma ótima opção para materiais cortantes é comprar modelos individuais para cada cliente, embalados em saquinhos individuais e que ficam à disposição apenas de uma pessoa.

No dia a dia, deixe o álcool em gel à disposição de todos que estão em seu salão de beleza e não permita que o cliente seja atendido sem máscara. Pratique o autocuidado e tome a vacina contra a hepatite. Faça o descarte correto do lixo, respeitando a divisão entre descartáveis, químicos e infectocontagiosos.

Biossegurança é fundamental para a saúde e se torna um diferencial para atrair novos clientes. Invista em cursos e formações para aprender mais sobre o assunto e fidelize seu público, mostrando que você é uma manicure cuidadosa e responsável.

Saiba mais:

Você sabe quais as competências necessárias para uma manicure? Aprenda sobre o tema no artigo do Portal Sebrae.

Agora que você já aprendeu que investir em biossegurança é importante para aumentar o movimento do seu salão, saiba outras dicas para aumentar o faturamento.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?