this is an h1

this is an h2

Wed Jul 26 11:53:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Conheça as principais características dos supermercados

Presentes em praticamente todos os bairros das cidades, os supermercados somam mais de 92 mil estabelecimentos em todo o país.

· 10/04/2023 · Atualizado em 26/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Está pensando em empreender, mas tem dúvidas sobre qual é o melhor segmento do varejo para o seu negócio? Pois saiba que o varejo oferece várias modalidades, tanto on-line como off-line, e as oportunidades são muitas, já que a principal característica do setor é a comercialização de uma longa lista de produtos diretamente ao consumidor final.

E um dos segmentos com maior número de negócios no varejo é o de supermercados. Dados apontam que o setor supermercadista alimentar movimentou mais de R$ 600 bilhões em 2021, com mais de 92 mil lojas por todo o país. Aliás, esta é justamente uma das características mais importantes do segmento de supermercados: eles estão espalhados por todo o país e estão presentes praticamente em cada bairro ou região das cidades, atendendo às necessidades dos consumidores.

Sendo um dos principais segmentos da economia brasileira, é também um dos que sofrem menos impacto em momentos de crise, já que o principal item comercializado são os alimentos. Veja a seguir outras características dos supermercados.

  • Público-alvo diversificado: essa é uma vantagem e, ao mesmo tempo, um desafio. Atendendo a diferentes tipos de consumidores, os supermercados não dependem de um único tipo de cliente, mas precisam saber atrair e reter toda essa diversidade. Então, as campanhas de marketing precisam ter isso em mente a fim de atender às necessidades dos diferentes consumidores que compram no seu supermercado. Mesmo assim, é possível investir em um nicho e ser referência nele. Por exemplo: hortifrutigranjeiros, vinhos e/ou bebidas, produtos orgânicos, carnes com cortes especiais, entre outras possibilidades. Esse pode ser um diferencial da concorrência.
  • Variedade de marcas e produtos: produtos diversos, de diferentes marcas e com diferentes formas de apresentação também caracterizam os supermercados. Os pequenos, nos bairros, normalmente comercializam menos variedade de marcas, ficando com aquelas mais procuradas pelo seu público-alvo. O grande desafio para os supermercados que trabalham com muitos produtos e uma diversidade de marcas, obviamente atendendo a um público-alvo também diverso, é o controle de estoque, daí também a importância de uma boa gestão nesse aspecto e de automatizar processos.
  • Gestão, organização e controle: uma das características do segmento é também um grande desafio, ou seja, ter capacidade administrativa, operacional e técnica para que tudo esteja organizado e sob controle. Compra de mercadorias, estoque, reposição de itens nas gôndolas, ambiente limpo, prateleiras organizadas, cadastro de produtos no sistema e muitas outras atividades fazem parte da rotina dos supermercados, por isso é fundamental pensar os processos, criar manuais e protocolos e investir em tecnologia e automação onde for possível.

Conte com a parceria do Sebrae para ter acesso a ferramentas, consultoria, cursos de capacitação e muito mais! Acesse o Portal Sebrae. A seguir, deixamos a sugestão de dois cursos EaD para a sua capacitação. É rapidinho! Inscreva-se clicando nos links

Planejamento estratégico para empreendedores

Criatividade

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?