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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO DE NEGÓCIO
Conheça as vantagens do cashback para a pequena empresa

Cashback pode ser uma ótima oportunidade para fidelização do cliente e crescimento do seu negócio.

· 12/12/2022 · Atualizado em 13/12/2022
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Você sabia que o cashback é uma ótima estratégia para fidelização de clientes? Um levantamento do Sebrae, de 2020, mostrou que 99% dos estabelecimentos comerciais do Brasil são pequenas empresas. Desse total, 24% disseram ter dificuldades para fidelizar seus clientes. 

O cashback, em inglês “dinheiro de volta”, é quando o cliente realiza uma compra e recebe de volta parte do valor gasto. Esse modelo funciona da seguinte maneira: o cliente se inscreve num programa de fidelidade e, a partir disso, pode optar por receber uma porcentagem do valor comprado ou acumular pontos para futuras trocas por produtos ou descontos. Ou seja, uma parte do valor gasto na compra retorna em forma de benefícios para o consumidor. 

Ainda existem programas cashback que oferecem a opção de receber o valor em criptomoedas ou pix em uma conta digital. É o caso do Méliuz, uma das plataformas de cashback mais populares do país. Outros exemplos de plataforma: Beblue, PagBank, Poup e PicPay.

Como você pode ver, existem tipos diferentes de cashback. Uns permitem que o cliente receba o dinheiro de volta na sua conta. Outros colocam o valor em uma espécie de carteira digital para que o consumidor utilize descontos nas próximas contas. E existe ainda o cashback social, que retorna o dinheiro não para o cliente, mas para instituições sociais ou carentes.

Para os clientes, o cashback é atrativo porque traz benefícios como:

  • Aumento da satisfação;
  • Sensação de confiança e de valorização;
  • Receber de volta seu dinheiro;
  • Liberdade para utilizar o cashback como achar melhor.

Já para as pequenas empresas, implementar o modelo de cashback pode trazer as seguintes vantagens:

  • Maior visibilidade, pois as plataformas de cashback fazem divulgação de lojas parceiras.
  • Fidelidade dos clientes que passam a comprar mais para receber recompensas.
  • Atrai mais clientes, aumentando sua base e suas vendas. O reembolso, muitas vezes, chama mais atenção que descontos.

A fidelização do cliente é essencial para a empresa que deseja destacar-se no mercado. O que está na base dessa estratégia é a construção da confiança do cliente. Atendimento personalizado, produtos e serviços de qualidade podem unir-se ao cashback para estimular a compra e fidelização do seu cliente. 

A estratégia de cashback é viável e pode ser vantajosa para as pequenas e médias empresas. O cashback também pode ser o diferencial diante da concorrência e do mercado. Por isso, analise as possibilidades, faça testes e veja se o cashback pode ser interessante para a  fidelização do seu cliente e crescimento do seu negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Quer encantar seus clientes?

Comportamentos empreendedores para iniciar um novo negócio


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