this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 23:49:33 BRT 2023
Inovação | GESTÃO DE PRODUTO (INOVAÇÃO)
Conheça as vantagens do uso de robôs no agronegócio

O uso dos robôs agrícolas no agronegócio é a nova fase do processo de automação do setor.

· Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A robótica, uma tecnologia baseada no uso de robôs para realizar movimentos e atividades humanas, está cada vez mais presente no universo do agronegócio. Diante da necessidade cada vez maior de aumentar a produtividade e a qualidade da produção, ao mesmo tempo em que o setor rural sofre com a escassez de mão de obra capacitada, o uso de robôs se apresenta como uma solução eficiente para as demandas do campo. 

Esta é mais uma etapa da mecanização da agricultura, que começou no Brasil a partir dos anos 1960, com a instalação das primeiras indústrias de maquinário para o setor. Foi este processo, aliás, que nas últimas seis décadas colocou o país entre os principais produtores mundiais de alimentos. 

Nos últimos anos, o setor vem passando por um intenso processo de automação, e a robotização é o novo estágio evolutivo desse caminho, com uma taxa de crescimento anual estimada de cerca de 20%. 

Os robôs agrícolas já executam desde tarefas simples, como colher e embalar automaticamente os produtos ou descarregar contêineres, até atividades sofisticadas como monitorar plantações e executar outras tarefas complexas, como medir os níveis de PH e outras características do solo em tempo real. São capazes, ainda, de responder a eventos específicos de forma autônoma no ambiente de produção.  

Inicialmente, os robôs se mostraram eficientes na execução de tarefas repetitivas, como a colheita e embalagem de frutas e legumes ou o plantio de sementes. Com o passar do tempo, tornam-se cada vez mais sofisticados, sendo responsáveis por monitorar plantações.   

A chamada agricultura de precisão está presente em colheitadeiras, tratores e máquinas que usam GPS e em dispositivos tecnológicos com uso de drones, sensores e satélites. Tais tecnologias estão promovendo uma revolução nas formas de produção e gerenciamento das propriedades rurais.  

Conheça algumas aplicações dos robôs no agronegócio 

  • Colheita de cereais. 
  • Plantio.
  • Combate a pragas. 
  • Capinagem. 
  • Colheita e embalamento de frutas e legumes. 
  • Monitoramento, manutenção e vigilância de plantações.
  • Pulverização. 
  • Empilhamento de paletes. 
  • Higienização de animais leiteiros. 

Saiba quais são as vantagens do uso da robótica na zona rural. 

Os robôs agrícolas oferecem uma série de vantagens para o produtor rural como: 

  • Aumento da eficiência, podendo operar continuamente por longos períodos e com rapidez. 
  • Diminuição do tempo entre a colheita e a distribuição. 
  • Redução de desperdícios operacionais. 
  • Redução drástica do uso de defensivos químicos. 
  • Maior precisão operacional, inclusive, com capacidade para separar produtos próprios dos impróprios para comercialização. 

O uso dos robôs agrícolas esbarra em desafios como o tempo de autonomia das baterias, dificuldades de uso em áreas extensas e até mesmo barreiras culturais. Porém, diante da necessidade de trabalhar com qualidade para aumentar a qualidade da produção rural, esta tecnologia será cada vez mais necessária.  

Acompanhe o desenvolvimento tecnológico no campo e não deixe passar boas ideias e oportunidades. Sempre que precisar de ajuda, o Sebrae está disponível para orientá-lo.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?