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Mon Mar 06 11:07:59 BRT 2023
Inovação | OTIMIZAÇÃO NO ATENDIMENTO
Conheça o ChatGPT e saiba como ele pode ajudar a operar sua empresa

ChatGPT é um sistema de inteligência artificial que pode realizar várias tarefas e está disponível para pequenas e médias empresas.

· 28/02/2023 · Atualizado em 05/03/2023
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A inteligência artificial pode transformar radicalmente a forma como as empresas operam. Ela pode automatizar tarefas repetitivas, melhorar o atendimento aos clientes e oferecer informações valiosas a partir da análise de dados. E o mais interessante é que esse recurso agora está disponível para empresas de pequeno e médio porte por meio do ChatGPT. 

O ChatGPT é um sistema de processamento de linguagem natural que foi disponibilizado para o grande público em novembro de 2022 e tornou-se rapidamente um dos assuntos mais comentados na área de tecnologia. Ele combina a capacidade de manter diálogos de qualidade – devido aos avanços da tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP  natural language processing) – com a disponibilização no modelo de código aberto (open-source), bem como a existência de modelos pré-treinados. Por isso, pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores veem na tecnologia o potencial para melhorar suas operações. 

Para as empresas, o sistema pode automatizar processos repetitivos como a entrada de dados, o atendimento on-line a clientes e mesmo análise dos dados financeiros, melhorando a eficiência e reduzindo erros. Outro aspecto importante é a capacidade de oferecer insights valiosos a partir da análise de dados, contribuindo para uma compreensão mais ampla dos clientes e das operações do negócio. Um exemplo é a identificação de padrões de consumo a partir de dados obtidos de fontes diversas, o que pode ser uma ferramenta valiosa de marketing ao permitir a criação de campanhas mais personalizadas.  

O ChatGPT aprende conforme vai sendo usado, e por isso pode ser “treinado” para inúmeras tarefas no dia a dia de uma empresa. Seguem alguns exemplos de suas aplicações práticas: 

  • Atendimento automatizado ao cliente: criar chatbots que podem responder perguntas comuns dos clientes e encaminhá-los para o agente humano certo quando necessário. 
  • Geração de conteúdo: escrever artigos, postagens de redes sociais e e-mails de marketing com um alto nível de qualidade e personalização. 
  • Análise de dados: pode analisar grandes volumes de dados, como registros de vendas e feedback dos clientes, para identificar tendências e insights valiosos. 
  • Geração de relatórios: elaborar relatórios precisos e bem-estruturados de forma automatizada. 
  • Geração de respostas automatizadas para e-mails: responder e-mails frequentes de forma automatizada, ganhando tempo para outras tarefas. 
  • Tradução automatizada: traduzir textos e documentos de forma automatizada, dispensando tradutores humanos. 

Vale ressaltar que, apesar de o ChatGPT ser capaz de executar essas tarefas, é fundamental adequar o modelo a um conjunto de dados ou domínio de conhecimento antes de ser colocado em produção. Adicionalmente, também é necessário um volume considerável de recursos computacionais e domínio da tecnologia. Os principais obstáculos para adotar o ChatGPT nas rotinas de negócio incluem: 

  • Custo: embora o sistema possa ser usado sem precisar de recursos avançados, ainda pode ser necessário investir em hardware e software específicos para usá-lo. 
  • Complexidade: como trata-se de uma tecnologia avançada, pode oferecer dificuldades para pessoas sem conhecimentos técnicos. 
  • Integração: o ChatGPT precisa ser integrado a outras ferramentas e sistemas já existentes no negócio, o que pode ser desafiador. 
  • Qualidade dos dados: se os dados usados para treinar o modelo não forem relevantes, completos e de boa qualidade, a performance pode ser comprometida. 
  • Manutenção: o modelo precisa ser monitorado e mantido regularmente para garantir que continue funcionando de forma precisa e eficiente. 
  • Responsabilidade: Quando o ChatGPT é usado para tomar decisões ou dar respostas, é importante assegurar que essas decisões e respostas são corretas e estão de acordo com as políticas e regulamentos da empresa. 

Por último, e não menos importante, é sempre bom lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta valiosa, mas suas respostas devem ser constantemente checadas.  Afinal, ele é fruto de inteligência artificial e não tem a experiência e o discernimento humanos.  

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para orientar empreendedores que desejam melhorar a gestão, usando a tecnologia mais avançada disponível. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

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