this is an h1

this is an h2

Tue Nov 29 23:32:31 BRT 2022
Cooperação | EMPREENDIMENTO COLETIVO
Conheça o cooperativismo, o caminho para o crescimento conjunto

Redução de custos e aumento de produção e da lucratividade são alguns dos benefícios do cooperativismo; conheça melhor e veja como fazer parte.

· 17/11/2022 · Atualizado em 29/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Entrar de cabeça no próprio negócio é um caminho muito gratificante, mas, algumas vezes, o empreendedor pode sentir-se solitário na jornada. Porém,  esta não é uma percepção correta, já que outras pessoas estão na mesma situação. Pensando nisso, associar-se a quem tem os mesmos objetivos pode trazer vantagens a todos, e o cooperativismo pode ser uma ótima opção. O conceito de que “juntos somos mais fortes” é a base das cooperativas.

No cooperativismo, pessoas com o mesmo objetivo unem-se para reduzir custos de produção, criar melhores condições de competitividade nas vendas ou melhores oportunidades de financiamentos, entre outras vantagens que uma coletividade pode trazer.

Cooperativas são organizações constituídas por membros que se unem com um determinado objetivo econômico ou social, em busca de uma finalidade comum. Elas são regidas por estatutos sociais definidos por seus associados e o ingresso é livre, de acordo com o interesse de cada pessoa - desde que, claro, respeitadas as regras estatutárias.

Como funciona uma cooperativa

São sete os ramos de cooperativismo: agropecuário; crédito; transporte; saúde; consumo; trabalho, produção de bens e serviços e infraestrutura. Entenda alguns exemplos de como o esse tipo de negócio traz vantagens:

  • Produtores rurais podem associar-se em cooperativas agropecuárias para adquirir insumos em maiores quantidades, para beneficiar produtos em maquinários e equipamentos adquiridos de forma conjunta; ou para distribuir a produção, por exemplo, reduzindo os custos e aumentando os ganhos.
  • Uma cooperativa de crédito oferece linhas de empréstimos a juros mais acessíveis e com regras menos rígidas que as instituições bancárias tradicionais, além de dividir as sobras com os cooperados.
  • Profissionais de educação podem associar-se para oferecer aulas privadas em cooperativas de ensino. E pais de alunos podem associar-se em cooperativas de consumo para adquirir materiais didáticos, de forma a reduzir custos ao fazer compras em grandes volumes.

Enfim, as possibilidades são várias, assim como as vantagens são claras. Conheça melhor os direitos e os deveres dos associados de uma cooperativa.

Como ingressar em uma cooperativa

Qualquer pessoa pode participar de uma cooperativa, independentemente de religião, cor, gênero etc., desde que não haja impedimento no estatuto social da instituição associativa ou na lei.

  • Associe-se: Escolha o segmento que melhor se encaixa com seus objetivos e prepare os documentos, que incluem identificação pessoal com foto (como RG ou carteira de habilitação), comprovante de residência, comprovante de renda e certidão de casamento (se for casado).
  • Estatuto: Leia atentamente o que diz o estatuto social da cooperativa. É lá que estão descritas as regras que os cooperados devem seguir. 
  • Cota: Para tornar-se associado, é preciso fazer o depósito de um valor referente à cota-parte adquirida, que pode variar conforme a cooperativa. O cooperado é livre para escolher quantas cotas-partes deseja integralizar. A cada ano, se houver sobras na cooperativa, o cooperado também ganhará sua parte proporcional à quantia de cotas-partes e às operações ocorridas no período.

Seguidos estes passos, aguarde a aprovação dos documentos e pronto, você estará associado. Mas saiba que, junto com isso, vêm as obrigações de participar das decisões dos rumos da cooperativa. Lembre-se: o seu sucesso é o sucesso de todos!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?