Mesmo em tempos de inflação, administre formas alternativas de pagamento para potencializar suas vendas na Black Friday.
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Se você teve um baixo volume de vendas no primeiro semestre de 2024, a Black Friday é o momento ideal para potencializar suas vendas. Mas, antes de gerar expectativa de venda, prepare a sua empresa para esta data com organização e planejamento.
Para vender mais, é preciso pensar em estratégias que consideram o cenário atual e atendam o maior número de clientes possível. Você já ouviu falar do crédito direto ao consumidor?
O crédito direto ao consumidor (CDC) é um tipo de financiamento ou linha de crédito que facilita para os consumidores a aquisição de produtos ou serviços, de forma parcelada.
Alternativa de compra
O CDC pode ser feito tanto por uma instituição bancária como para uma instituição particular. O exemplo mais antigo e popular de CDC é quando o cliente vai a uma loja e compra algum item como um eletrodoméstico, por exemplo, para pagar pelo carnê. O carnê é um tipo de crédito ao consumidor.
A principal caraterística dessa alternativa de compra é proporcionar ao comprador que leve a mercadoria antes do pagamento total pela compra. É um empréstimo parcelado no qual o produto ou serviço é pago mensalmente.
Cuidados antes da venda
Para o empreendedor, é fundamental que ele faça uma análise de crédito associada ao perfil do seu cliente. Vale consultar o Serasa para verificar se há dívidas ativas no nome do comprador, pedir referências e, até mesmo, acordar o número de parcelas e valor dos pagamentos.
Cada instituição tem a sua política de contratação, cabe à gestão definir quais serão os seus critérios, assim como a sua tabela de juros.
Crediários digitais
Para substituir o velho carnê de papel, boa parte das empresas já adotou opções de crediários digitais. O cartão de crédito, por exemplo, é um dos melhores exemplos para explicar o CDC, pois ele permite a aquisição de bens de forma imediata e o pagamento parcelado.
Além do cartão de crédito, hoje já existem opções como o boleto e o pix parcelado, disponíveis para empresas de grande, médio e pequeno porte. Vale a pena pensar em soluções adicionais para atrair o seu cliente.
Vantagens e desvantagens
Para o empreendedor, a maior vantagem é que facilitará as compras para o consumidor. Essa possibilidade tende a aumentar significativamente as vendas, ainda mais em um período de compras tão favorável quanto a Black Friday.
O crédito direto ao consumidor também é uma forma de obter dinheiro para a aquisição de bens com menor burocracia. Com isso, o lojista aumenta o volume de vendas, proporciona taxas de juros reduzidas em detrimento de outras formas de pagamento, aumenta o número de parcelas e torna-se o principal mediador do recebimento do dinheiro.
Apesar de ser um facilitador, o crediário também possui seus riscos ao empreendedor, o mais comum são os casos de inadimplência. O endividamento de clientes pode ser um fator determinante para o descumprimento das parcelas, o que reforça ainda mais a importância da análise de perfil do cliente.
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