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Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Conheça o potencial do cardápio eletrônico

Empreendedores podem inovar no setor alimentício de forma dinâmica, econômica e atrativa para conquistar clientes e lucrar mais.

· 07/10/2015 · Atualizado em 20/05/2023
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Imagine os seus clientes tendo mais comodidade para fazer o pedido e, com isso, sua empresa lucrar mais? O cardápio eletrônico é uma tendência no setor de bares, restaurantes e alimentação. Além disso, veio para mostrar que é possível inovar nos serviços.

Caracterizado por apresentar os produtos de forma diferenciada e oferecer opções de pagamento on-line, o cardápio eletrônico apresenta grande potencial.

Ele permite aos clientes acesso às seguintes funcionalidades: interação, realização do pedido e do pagamento, seja por meio de tablets para cardápio, aplicativos para os clientes, M-payment ou redes sociais.

Funcionalidades

  • O cliente pode fazer o seu pedido de pratos e bebidas no próprio sistema da mesa com facilidade e rapidez;
  • O cliente pode optar pelo idioma preferido;
  • Informações os detalhadas de todos os produtos vendidos no estabelecimento na tela;
  • Permite o gerenciamento da conta pelo cliente na escolha dos itens que desejam;
  • Garante canal de comunicação entre empresa e cliente;
  • O serviço pode ser avaliado pelos clientes no ambiente digital;
  • Aumento da produtividade do atendimento dos funcionários;

O perfil do consumidor fica gravado no sistema, facilitando a oferta de produtos e serviços mais adequados.

Benefícios

Os clientes podem “tocar” no produto para senti-lo e ter uma experiência prévia com a compra. Como os alimentos não podem ser realmente tocados antes do consumo, o cardápio eletrônico proporciona esse contato mais dinâmico e atrativo por meio da tela.

Além disso, esse tipo de cardápio oferece os seguintes benefícios aos empresários:

  • Otimiza a operação, o que faz diminuir gastos com pessoal;
  • Diminui os erros de pedidos e, consequentemente, o desperdício;
  • Oferece compra mais dinâmica ao cliente;
  • O consumo aumenta em razão da facilidade da compra;
  • Facilita a obtenção de feedback do cliente;
  • Aumenta a agilidade no processo de venda;
  • Facilita o acesso a vários idiomas aos turistas, principalmente;
  • Os clientes podem ver ofertas especiais e promoções em tempo real, o que aumenta o engajamento e a satisfação do cliente.

Tipos de cardápio digital

Há várias formas de você adotar o cardápio digital no seu negócio. Veja a seguir algumas versões digitais para escolher:

  • Cardápio virtual: Versão digital ou digitalizada do cardápio físico, que você pode enviar ou exibir nas redes sociais, por exemplo. Normalmente utilizado por estabelecimentos que oferecem serviço de delivery ou de retirada no balcão.
  • Consiste em optar por um aplicativo que o cliente pode baixar e ter acesso ao cardápio completo. Esse aplicativo não precisa ser exclusivo do estabelecimento e você pode começar experimentando uma versão gratuita.
  • Funciona da mesma forma que o cardápio impresso, pois o atendimento segue o mesmo padrão. A vantagem é que nesses cardápios você consegue utilizar  fotos mais atrativas e descrições elaboradas, sem precisar se preocupar com a limitação de espaço como na versão impressa.
  • QR Code: Consiste em disponibilizar uma versão do cardápio que pode ser acessada através de um QR Code. Você pode deixar a imagem do código disponível na mesa, protegida por um display acrílico, por exemplo. Assim, basta o cliente apontar a câmera do celular para fazer a leitura do código e ter acesso ao cardápio completo. O uso de QR Code também é interessante, por evitar o compartilhamento do cardápio físico ou tablets entre os clientes e, assim, reduzir os riscos de contaminação, um hábito que foi internalizado por muitos clientes após a pandemia.
  • Software: Há também soluções que oferecem um cardápio digital de forma integrada ao software de gestão do restaurante, possibilitando ao cliente fazer seu pedido e chamar o garçom.

Cuidados

Mesmo sendo ótima aposta para os pequenos negócios, no momento de investir nessa modalidade de serviços, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Não ofereça funcionalidades que sejam difíceis para o consumidor com pouca familiaridade no mundo digital;
  • Não integre o sistema do cardápio a outros sistemas da empresa como compras e estoque;
  • Invista no melhor perfil de cardápio eletrônico à sua empresa e ao seu consumidor;
  • Conte com serviços de suporte especializados;
  • Faça testes antes de lançar o cardápio eletrônico, pois isso evita desgastes com reclamações.

Saiba mais

Você sabia que o cardápio pode ser o grande diferencial do seu negócio? Acesse o artigo Dicas práticas para aprimorar a comunicação digital do seu restaurante e saiba como apresentá-lo com mais criatividade.

Saiba em quais canais digitais seu restaurante precisa marcar presença.

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