this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 01:15:57 BRT 2023
Finanças | ATIVIDADE FINANCEIRA
Conheça os critérios para escolher o banco ideal para sua empresa

O banco pode apoiar a empresa nos momentos de dificuldade, e também é estratégico nos momentos de proteção dos investimentos.

· Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A escolha do banco parceiro é uma decisão importante para o empreendedor, pois relaciona-se diretamente com a administração do dinheiro, que vai resultar em uma boa gestão financeira.

Quem é empresário sabe que a jornada empreendedora é repleta de desafios. Quanto mais conhecimento, garra e dedicação, maiores as chances de sucesso.  Nesta jornada, é importante incluir na sua rotina o uso de ferramentas como fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber e demonstrativo de resultado.

Informações relativas a essas ferramentas dependem da eficiência da instituição financeira que você escolheu como parceira. Afinal, elas podem apoiar a empresa nos momentos de dificuldade e também são estratégicas nos momentos de proteção dos investimentos.

O empreendedor tem que conhecer a fundo o que cada banco oferece para saber em que momento recorrer a eles e como estabelecer o processo de relacionamento.

Como escolher a melhor instituição financeira?

Antes de escolher um banco como parceiro financeiro, o empreendedor deve prestar atenção a alguns detalhes que poderão facilitar seu dia a dia. Acompanhe as dicas:

  1. As regras do Banco Central mencionam que as instituições financeiras devem expor suas tarifas publicadas de forma clara e transparente. De acordo com o perfil de movimentação do cliente e de seu relacionamento com a instituição financeira, as tarifas podem ser bastante reduzidas. Pesquise qual oferece as melhores vantagens;
  2. Caso sua demanda seja por crédito, é importante procurar instituições que possuam linhas adequadas de empréstimo ou financiamentos e que, principalmente, atendam ao perfil do empreendedor. Lembre-se: linhas para investimentos são diferentes de linhas para capital de giro;
  3. Analise bem antes de tomar o crédito: qual o real motivo pelo qual meu negócio está precisando de dinheiro emprestado? Há alternativas mais baratas com fornecedores? Com clientes? A gestão financeira da empresa está bem-feita?
  4. Procure uma instituição na qual possa ter as necessidades de produtos e serviços bancários do dia a dia atendidas com um custo justo/adequado ao seu perfil.
  5. Cuidado para não cair em ofertas casadas com compras. Geralmente, em torno de uma movimentação de conta corrente ou empréstimos, são oferecidos outros produtos e serviços, tais como: cartões de crédito, seguros e previdências. Analise se todos esses serviços são necessários para o negócio, evitando pagar por aquilo que não vai utilizar.

Conhecer bem sua empresa, tendo em mente os pontos fortes e fracos do seu negócio para entender quais são suas reais necessidades são pontos fundamentais para escolher o banco que melhor atenda às suas demandas. Em caso de dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?