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Fri Oct 02 17:08:41 BRT 2015
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Conheça os nichos de mercado para o varejo calçadista

Investir em calçados personalizados ou com numerações maiores pode ser diferencial competitivo para seu negócio.

· Atualizado em 02/10/2015

O varejo calçadista, ao entender o perfil heterogêneo do consumidor, proporciona opções diversas de produtos, desde a estrutura, o conforto e o modelo, até a numeração, acompanhando as tendências da moda.

Alcançar diferencial competitivo é um desafio para qualquer segmento do mercado. Buscando destacar-se no varejo, as empresas encontram várias alternativas. Uma delas é entender que os consumidores apresentam necessidades individuais e, por isso, inovar é primordial.

A identificação dos nichos de mercado com preferências únicas configura o novo perfil do varejo calçadista. Isso contribui para atingir resultados positivos e lucrativos.

Ao lançar produtos com características distintas, esse segmento atrai a atenção do público-alvo e pode fidelizar o consumidor que encontra o calçado personalizado de acordo com sua necessidade e gosto.

É muito importante que empresários do setor saibam que os padrões da população brasileira estão em constante alteração e isso é percebido, principalmente, nas mulheres que buscam numerações maiores.

Tamanhos especiais

Para as mulheres que gostam de acompanhar a moda, uma das grandes frustrações desse público é não encontrar o calçado que se adeque às suas necessidades, em especial os de numeração pequena (31 a 33) e de numeração maior (40 a 42). 

Às vezes, podem até ser encontrados calçados com o tamanho exato, no entanto, sem o conforto esperado.

A oportunidade está lançada ao varejo calçadista: investir em tamanhos especiais, sempre atendendo à necessidade do conforto do calçado para pés robustos, delgados e médios.

Calçados inclusivos

No Brasil, é crescente a procura por calçados inclusivos, voltados para pessoas com necessidades especiais. O consumidor com esse perfil, além de buscar conforto e segurança, quer fazer parte do círculo social, sentindo-se atraente e confiante. 

Para produzir e oferecer calçados que atendam a esse público, o empreendedor encontra uma excelente oportunidade para vender mais e se diferenciar do concorrente.

Inovar a coleção a cada seis meses é outra forte estratégia do setor, que também precisa dar atenção aos atributos buscados pelos potenciais clientes: conforto, beleza, segurança e qualidade.

Outra importante observação na produção de calçados inclusivos é entender que essas peças devem ser confeccionadas com materiais macios e que facilitem a transpiração, seu uso e limpeza.

Calçados anatômicos e ortopédicos

Uma grande oportunidade de negócio no setor calçadista é investir em calçados ortopédicos. No Brasil, são muitas as pessoas que apresentam estruturas diferenciadas de pés em razão do joanete (saliência de ossos no pé), que pode ser causada pelo salto alto ou pelo calçado com a parte frontal muito estreita.

Por isso, oferecer calçados com flexibilidade no solado e estrutura anatômica é uma tendência a ser explorada pelos empreendedores.

É importante lembrar de dar atenção ao design moderno, que é essencial nesse tipo de produto.  

Personalização

As exigências do consumidor crescem a cada dia. Ao oferecer o calçado apropriado e customizado para cada perfil, o empreendimento alcança maiores chances de impulsionar as suas vendas, reforçando o relacionamento com os clientes. 

São quatro as estratégias de customização de calçados que podem ser utilizadas por pequenos negócios:

  • Construir um diálogo mais aberto com o consumidor;
  • Oferecer calçados que podem ser personalizados pelos próprios clientes (com gliter, rendas e tachas);
  • Entregar o calçado com embalagens diferenciadas;
  • Oferecer calçados únicos, sem a necessidade de anunciar que foram produzidos para eles.

Saiba mais

  • Confira o boletim com informações sobre calçados para diabéticos. Para ter acesso ao conteúdo completo, cadastre-se.
  • Clique aqui e leia mais sobre personalização de calçados para ficar por dentro do assunto.

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