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Wed Aug 02 17:23:43 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Conheça os principais desafios do e-commerce

Veja as dicas para o seu negócio enfrentar os obstáculos e ter sucesso no e-commerce

· Atualizado em 02/08/2023
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Se a sua empresa é um negócio que funciona no formato e-commerce, ela faz parte das estatísticas que apontam o crescimento do comércio eletrônico no Brasil nos últimos anos, o qual impacta quase metade da população brasileira.

O cenário favorece as compras on-line pelas facilidades que o mundo virtual oferece, mas nem tudo são flores no ciberespaço… os obstáculos ainda são muitos e se tornam verdadeiros desafios para empreendedores que querem migrar os seus negócios para o formato on-line.

Um dos problemas mais comuns são os sites e aplicativos pesados, que demoram para carregar e praticamente não funcionam, fazendo o cliente desistir do acesso e/ou da compra. O ambiente digital precisa ser fácil de usar, então é necessário investir em plataformas que tenham boa usabilidade.

Outro desafio é a desconfiança do cliente, pois muitos ainda olham para as lojas virtuais com certa desconfiança, por conta dos perigos da internet e de possíveis golpes. Por isso, é muito importante mostrar ao consumidor que a sua loja existe e que ela funciona bem. Disponibilize no site diversas informações, como o nome da sua empresa, endereço, CNPJ, objetivos, serviços oferecidos, imagens do local e dos colaboradores, além de uma sessão de comentários indicando feedbacks de outros clientes.

Por falar em cliente, outro grande desafio é o bom atendimento, já que não existe um vendedor orientando a compra do cliente, no entanto é possível melhorar essa experiência disponibilizando um chatbot, um atendente virtual 24 horas, um telefone para contato ou até mesmo uma sessão com dúvidas frequentes. O fundamental é ter uma comunicação ágil e direta com o cliente, de forma eficiente.

Tão importante quanto o atendimento é a logística: quem compra on-line fica na expectativa de ter logo o produto em mãos, então é bom contar com uma empresa de confiança para fazer as entregas. Disponibilizar o rastreio de entrega é uma recomendação importante, assim como a retirada na loja, caso você tenha essa opção para o cliente.

É essencial também não se descuidar da divulgação do seu negócio. O marketing é que será responsável por atrair o cliente e fazer com que a sua empresa tenha presença digital. Um espaço que pode ser utilizado de maneira planejada são as redes sociais, onde é possível criar um bom relacionamento com o público-alvo. Além disso, elas dispõem de ferramentas em que é possível oferecer não somente promoções, mas também disponibilizar conteúdo relevante e esclarecer dúvidas.

O Sebrae apresenta para você o Guia de e-Commerce: aprenda a desenvolver uma loja virtual, uma cartilha que orienta sobre a maneira correta de abrir uma loja virtual usando conceitos de e-commerce. Veja também outras dicas para enfrentar os desafios do e-commerce no infográfico a seguir.

Acompanhe a série Desafios (Quais são os principais desafios do Jovem Empreendedor? Conheça os principais desafios do e-commerce; Desafios recorrentes no varejo físico) e fique por dentro de dicas importantes para vencer as dificuldades do varejo.

Enfrente os desafios do e-commerce, inscrevendo-se no curso Marketing digital: planejar para vender pela internet, o qual oferece acesso a informações para você conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.

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