Entenda por que é importante conhecer seus concorrentes e saiba como analisá-los.

Você, com certeza, já ouviu falar que o mundo da moda é bastante concorrido, não é mesmo? Mas você sabe quem são os seus concorrentes, como identificá-los e como analisá-los? Antes de mais nada, é preciso dizer que concorrente é aquela marca que consegue competir com a sua, disputando a mesma fatia de mercado - daí a importância de conhecer também quem é o seu público-alvo.
Ao se dedicar à análise da concorrência, você vai observar o que as empresas que competem com a sua estão fazendo nos mais diversos aspectos do negócio. É a partir dessa análise que você vai criar e melhorar suas próprias estratégias, de modo a se diferenciar e se destacar no mercado.
O monitoramento regular dos negócios que oferecem produtos e serviços similares aos seus garante informações fundamentais para tomadas de decisões corretas. Além disso, ele permite a criação de estratégias e a implementação de mudanças que podem melhorar as vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Como analisar os concorrentes?
O primeiro passo é definir quem é a sua concorrência. Não se esqueça de estabelecer os objetivos e de escolher critérios para a análise. Colete os dados e apresente-os às áreas envolvidas. Nessa jornada avaliativa, é importante observar aspectos como produto (diferenciais da concorrência, principalmente em relação à qualidade), preços praticados, público-alvo, estratégias de marketing e pontos fortes e fracos da sua marca e da concorrência.
Confira algumas ferramentas disponíveis para ajudar você nesse processo:
- Análise SWOT - sigla para strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças): a análise desses quatro elementos permite caracterizar tanto o ambiente interno quanto o externo da empresa, o que é fundamental para tomadas de decisão.
- Google Alerts: detecta conteúdos indexados pelo buscador, possibilitando que você saiba quando um concorrente seu é citado na web.
- Google Trends: permite acompanhar o número de buscas por uma determinada palavra-chave.
- SEMrush: por meio de palavras-chave, a ferramenta mede as menções à marca e ajuda a identificar os termos que geram mais tráfego para o site alheio.
- Social Mention: mapeia a concorrência em tempo real. Essa ferramenta de busca dá acesso a todas as menções nas redes sociais da marca procurada.
- Reclame Aqui: nesse site, é possível observar reclamações recorrentes dos consumidores e de que forma elas têm sido respondidas.
- Ubersuggest: ferramenta que permite a análise (tráfego mensal) dos sites de concorrentes.
Quer fazer uma análise dos seus concorrentes e não sabe por onde começar? Busque o apoio do Sebrae, acessando nossos serviços e conteúdos. Aproveite e inscreva-se nos nossos cursos clicando nos links a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)