this is an h1

this is an h2

Thu Aug 04 18:27:12 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Construção civil e sustentabilidade: a combinação perfeita

Aprenda sobre a importância de implementar pensamentos sustentáveis no principal setor industrial do país.

· Atualizado em 04/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Apesar dos efeitos negativos da pandemia da Covid-19 em vários setores, o mercado imobiliário manteve boas perspectivas, estabelecendo várias tendências para a construção civil em 2022. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no terceiro trimestre de 2021, quase 86 mil imóveis foram financiados, o que significa um aumento de 20% em relação a maio do ano passado.

No entanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o setor da construção civil é o que mais consome recursos naturais e utiliza energia em todo o mundo. Isso comprova que a inovação sustentável é primordial na construção civil, ainda mais neste ano em que a incorporação de princípios sustentáveis está em alta.

Para reduzir o consumo de energia e minimizar os impactos no meio ambiente, as empresas precisarão explorar materiais e recursos naturais de forma mais eficiente, inovando e aproveitando melhor as tecnologias disponíveis.

Por isso, o Sebrae preparou uma lista de tendências sustentáveis para o setor da construção civil, e a sua empresa não pode ficar de fora. Continue lendo e saiba como implantar princípios sustentáveis no seu negócio e os benefícios dessas ações!

Bioconcreto

A produção de cimento causa cerca de 8% das emissões globais de dióxido de carbono, de acordo com o relatório da WWF. Solução criada na Holanda, o bioconcreto é composto por uma bactéria chamada Bacillus pseudofirmus, o que torna o material capaz de fechar suas próprias rachaduras.

Na presença de água e oxigênio, o microorganismo é ativado. Quando ocorre uma fissura no concreto, se iniciam reações químicas que formam calcário e, assim, as rachaduras se fecham.

Construções verdes

As construções verdes funcionam como uma alternativa para reduzir custos operacionais e preservar os recursos ambientais.

O retorno do investimento nessa tendência é conhecido por ser demorado, mas tende a valorizar com o passar do tempo.

Tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos utilizam resíduos ou dejetos que seriam rejeitados, prejudicando o meio ambiente. Alguns dos resíduos mais comuns são os siderúrgicos, pneus usados e rejeitos de cimento. Além disso, compostos orgânicos também podem ser reaproveitados.

Esse material, além de contribuir com a sustentabilidade e visar reduzir os impactos das construções, serve de incentivo à economia local.

Energia renovável

A energia renovável pode ser praticada com medidas de priorização de luz e ventilação natural, de forma mais simplificada, ou com a instalação de placas fotovoltaicas e o uso de recursos renováveis, de forma mais complexa.

A iluminação natural ainda tem um bônus: por valorizar o imóvel, ela se torna um grande atrativo para seus potenciais moradores!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?