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Thu Mar 09 17:53:51 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Consultoria on-line: uma nova opção de serviço para salões de beleza

As consultorias on-line e presenciais ganharam força durante a pandemia e tornaram-se uma grande ferramenta para captar novos clientes.

· Atualizado em 09/03/2023
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O Brasil é o quarto país do mundo com consumidores que mais gastam com produtos de beleza, cosméticos, salões, barbearias e clínicas de estética, segundo ranking da Euromonitor. Portanto, aumentar o faturamento com criatividade e diversificação de produtos deve ser a principal meta da maioria dos empresários do segmento. 

Se você atua no mercado da beleza, já ouviu falar das consultorias. Essa estratégia de venda e divulgação de produtos e serviços relacionados ao setor da estética ganhou força durante a pandemia e tornou-se uma grande ferramenta para captar novos clientes.  

As consultorias podem ser feitas de forma presencial - com hora marcada nos próprios salões ou espaços combinados -, ou de forma on-line, uma opção que acaba sendo mais fácil e prática para os clientes. Os temas podem ser variados como, cortes de cabelo, tendências, maquiagem, dicas de produtos para cabelos, unhas, maquiagem, pele etc. e até visagismo. Alguns valores de consultoria estão na faixa entre R$ 200 e R$ 600.  

Quando seu cliente enxerga o valor da sua consultoria, ele passa a entender que existe um trabalho, uma dedicação por trás de seus serviços, e isso acaba gerando uma fidelização. 

Como montar sua consultoria on-line?

Apesar das consultorias terem ganhando muito espaço durante a pandemia, para muitos profissionais de salão de beleza, isso ainda é muito novo e desafiador. Então, preparamos algumas dicas para você que quer ingressar no ramo de consultoria de imagem on-line. 

 

Exemplos de sucesso

Um bom exemplo de consultoria de sucesso é a do “Clube das Pretas”, no Rio de Janeiro, especializada em cabelos crespos sem química. Mais do que um salão que ‘faz’ cabelos, a consultoria tem como objetivo ensinar pessoas a cuidarem dos seus cabelos naturais, orientá-las sobre os produtos adequados a seu tipo de cabelo e construir com a cliente uma rotina de cuidados caseiros eficiente.

Outra empreendedora que apostou em consultoria é a cabeleireira e empresária Tatiana Araújo, proprietária de um salão no bairro da Freguesia, também no Rio de Janeiro. Durante a pandemia, ela começou a vender cosméticos on-line e passou a oferecer consultorias personalizadas. Dependendo do interesse de cada pessoa, sua consultoria vai de dicas de cronogramas para cuidados com os cabelos a como realizar procedimentos mais complexos, como tinturas. Nesses casos, ela auxilia o cliente em tempo real, etapa por etapa. Com o sucesso de suas consultorias, ela começou a treinar outros funcionários do salão para prestarem o serviço remotamente. 

São muitas as possibilidades para empreendedores de salões de beleza no setor de consultorias. Use sua criatividade, explore suas habilidades e fique atento às novidades do mercado e às necessidades de seus clientes! 

Você também pode consultar materiais no Portal do Sebrae

Para saber mais, você também pode ler os textos abaixo:

A criatividade está em alta nos salões de beleza inovadores

Lives da beleza: dicas para conquistar clientes no universo virtual

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