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Mon Aug 08 23:18:32 BRT 2022
Mercado e Vendas | FORNECEDOR
Contar com bons fornecedores é fundamental para seu negócio

Selecionar bem ou mal seus fornecedores pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do empreendimento. Confira algumas dicas.

· Atualizado em 08/08/2022
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A seleção de fornecedores pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seus negócios, seja qual for o segmento em que você atua. Isso porque o fornecedor passa a fazer parte de sua cadeia de produção. E, para o cliente, não há diferença entre você e seus eventuais fornecedores. Então, se um prestador de serviços na área de transportes atrasar uma entrega, o cliente vai reclamar com você, que, afinal, é quem ele contratou. E quem vai comemorar, em um mercado cada vez mais competitivo, é seu concorrente.

Na mão oposta, um produto bom, elaborado a partir de matérias-primas de qualidade e entregue na hora certa vai render bons frutos para seu negócio.

Confira, então, algumas dicas importantes para escolher bem seus fornecedores de produtos e serviços.

Sete dicas
  1. Confira o histórico do fornecedor. Quem são seus clientes, há quanto tempo ele está no mercado. A internet é um ótimo ponto de partida. Se possível, faça contato com atuais ou antigos clientes, em busca de referências.
  2. Pesquise a saúde financeira do fornecedor. Ainda que ele tenha um bom histórico no mercado, dificuldades financeiras podem fazer, por exemplo, que ele atrase entregas. Essa checagem pode ser feita com uma consulta ao CNPJ junto às entidades que fornecem dados sobre a situação financeira de empresas.
  3. Consulte a capacidade de entrega do fornecedor. Veja se ele tem equipamentos, instalações e pessoal para prestar o serviço ou confeccionar o produto nas quantidades e prazos combinados.
  4. Cheque a reputação do fornecedor junto aos clientes e ao mercado. Uma boa forma de fazer isso é consultar os sites e blogs de reclamações de empresas e clientes. Se você encontrar muitas reclamações sobre a qualidade de produtos ou serviços, sobre o atendimento inadequado ou a falta de pontualidade nas entregas, trata-se de um sinal amarelo.
  5. Outro indicador importante na hora de selecionar seus fornecedores é conferir se eles estão em dia com as novas tecnologias no setor. Por exemplo, se os sistemas de informática (como CRMs) “conversam” com os da sua empresa.  
  6. Os custos, é claro, estão entre os itens mais importantes na seleção de fornecedores. Mas, atenção! Não basta buscar custos razoáveis. É preciso negociar bem as condições de pagamento, eventuais descontos e multas na hora de fechar o contrato. Lembre-se do antigo ditado: o barato sai caro. Escolher o fornecedor apenas por conta do custo pode valer uma grande dor de cabeça mais adiante.
  7. A parceria com o fornecedor não se constrói do dia para a noite. Mas, logo nas primeiras negociações para a contratação, você vai perceber se o candidato tem flexibilidade para, por exemplo, acelerar uma entrega ou trabalhar no fim de semana em caso de emergência. A recíproca, porém, deve ser verdadeira. Se você quer flexibilidade, deve também oferecê-la, quando necessário, em nome da parceria.
Outras questões

Dois outros pontos devem merecer sua atenção na hora de selecionar um fornecedor. O primeiro é o tempo. Se possível, não faça nada às pressas e tente analisar as opções com calma. O segundo é a variedade de fornecedores. Tente não depender de um só fornecedor para cada item ou serviço para não ficar na mão em caso de urgência. Até porque um determinado fornecedor pode não ser ideal para uma encomenda que exige qualidade absoluta, mas é a melhor alternativa em termos de entrega pontual.

Agora é com você: vá a campo e transforme a relação com seus fornecedores em um relacionamento de longo prazo.

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