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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Coronavírus: como a pandemia impactou as vendas on-line

Entenda a mudança de cenário pós-covid e como aproveitar os novos hábitos de consumo, vendendo seus produtos na internet.

· 15/04/2020 · Atualizado em 14/10/2022
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A pandemia do coronavírus espalhou-se  por todo o mundo e gerou medidas de isolamento social, em 2020, a fim de evitar a proliferação da covid-19. A baixa circulação de pessoas naquele período afetou os micro e pequenos negócios, que sofreram com a queda no consumo.

O e-commerce, então, ganhou força e passou a ser uma excelente  opção de venda, pois o consumidor habituou-se a receber suas compras em casa, com a maior praticidade e comodidade.

Muita gente teve sua primeira experiência com compras on-line, e quem tinha alguma resistência passou a dar uma chance.

Para acompanhar esses novos hábitos de consumo, é importante que o empreendedor aproveite a oportunidade para entender como o cliente procura, age, espera e gasta pela internet.

É importante, então, ficar atento às mudanças de comportamento e hábitos do consumidor.

Comportamento de compra

Os consumidores estão priorizando a compra on-line de itens essenciais:

  • As vendas de supermercados, tiveram um aumento de 16%, e a taxa de conversão média no setor aumentou 8,1%.
  • As visitas a sites de saúde (como alimentos naturais, vitaminas e higiene) aumentaram 11%, e as vendas dispararam 27%.
  • A visita a páginas de utensílios domésticos teve um aumento de 33%.
  • Além de todos os tipo de delivery, que tiveram uma alta taxa de procura.

Os setores não essenciais precisaram se fortalecer como marca, pois o consumo retornou após a crise. Por isso, cresceu ainda mais a importância do propósito. As empresas e as marcas precisam tomar muito cuidado para não serem vistas como oportunistas pelos seus consumidores, que estão mais sensíveis.

Sem sombra de dúvidas, todos precisaram reinventar-se, focando a experiência do cliente e agregando valor na decisão de compra. Por isso, vale lembrar que o e-commerce não vende produtos, ele envia soluções!

Lembre-se: É importante tratar seus clientes como pessoas e mostrar para eles que existem pessoas do outro lado da tela também.

Como vender on-line

A seguir, nós separamos algumas dicas para você ter sucesso nas vendas na internet.

Evite estratégias caras

As estratégias precisam ser simples, não é hora de pensar em crescimento exponencial nem em estratégias caríssimas. É possível começar a vender on-line sem necessidade de grandes investimentos. Crie, ouse, saia da sua zona de conforto.

Comunique-se com os seus clientes

Garanta que os seus clientes ficarão sabendo que você está implementando um novo formato de vendas. Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso.

Explore os formatos disponíveis

Para quem é do ramo da alimentação, existem os apps de entrega de comida. Alguns têm uma cobrança de admissão. Caso esteja dentro do seu orçamento e faça sentido para o seu negócio, eles podem ser uma excelente alternativa. Caso esteja com as finanças apertadas, use a ferramenta que tem na mão: o WhatsApp, que pode ser uma aliado. A versão Business permite montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedidos.

Para os negócios que ainda não estão na internet, o Google Perfil de Empresa é uma ótima alternativa. Cadastre-se na plataforma e exiba informações da sua empresa como telefone, endereço, fotos etc., dando mais credibilidade ao seu negócio.

De olho nas plataformas

Plataformas como o Zap Commerce facilitam o processo de vendas por redes sociais. É fácil, você cadastra produtos, preço, vendedor e já pode começar a comercializar logo na sequência. Outra plataforma de rápida configuração e abertura é o Ebanx Beep, na qual consegue montar um e-commerce em poucas horas.

Diversifique os canais de venda

Para atender os menos familiarizados com a tecnologia, vale também receber os pedidos pelo telefone. Lembre-se: quanto mais canais de comunicação, melhor.

Pense em longo prazo

Vender on-line pode ser simples e, a longo prazo, é rentável. O delivery é a solução ideal para as empresas se adaptarem à nova realidade.


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