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Wed Jan 11 14:36:09 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Cosméticos com embalagens sustentáveis atraem o consumidor

O competitivo mercado de cosméticos disputa consumidores pelas embalagens, que devem ser sustentáveis e prezar por materiais recicláveis e biodegradáveis.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
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Com o aquecimento global, o desmatamento e a poluição dos oceanos, o mundo está se aproximando de uma catástrofe climática. Frente a essa situação alarmante, é natural que as pessoas passem a desenvolver hábitos mais sustentáveis, como separar o lixo para que seja feita a coleta seletiva, poupar água e dar preferência a produtos que causam menor impacto ao meio ambiente. Para o setor de cosméticos, uma excelente forma de demonstrar seu cuidado com o planeta Terra é investir em embalagens sustentáveis. 

Hoje em dia, a imensa maioria dos produtos de beleza ainda é acondicionada em plástico. Como sabemos, esse material é pouco reciclado, então, para se destacar aos olhos de um público que vem se conscientizando de forma crescente, as marcas devem buscar alternativas menos danosas à natureza.

O consumo consciente, portanto, exige embalagens feitas de matérias-primas alternativas ao plástico. E possibilidades não faltam: recipientes 100% recicláveis e de baixa emissão de carbono são uma ótima opção, assim como embalagens de papel, cartonadas, de vidro e de metal. 

Ainda há a opção de recursos mais inovadores, como o polietileno verde, que, embora se pareça com o plástico, é feito de cana-de-açúcar e é totalmente retornável ao ciclo produtivo. Nesse sentido, ações que priorizam reduzir a extração de recursos naturais, como o petróleo, e poupar outros elementos, como a água, e a escolha por materiais biodegradáveis, que não poluem o meio ambiente, acabam valorizando muito a marca aos olhos do cliente.

O consumidor que mais se preocupa com o meio ambiente é aquele que deve sofrer as consequências do descuido por mais tempo: os jovens. Segundo dados de uma pesquisa, 86% das pessoas com menos de 45 anos se disseram dispostas a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. O aumento das vendas e da margem não somente cobre o gasto do empresário com a troca de embalagens, como também o supera, já que funciona como um fator de marketing e de valor para a marca – mas é claro que, da mesma forma, o produto precisa atender às necessidades de sustentabilidade. Ainda assim, a embalagem ainda é a primeira visão que o cliente tem de um produto, ou seja, ela funciona como a interface entre a marca e o público e é capaz de aumentar as vendas e ajudar a vencer a competitividade do mercado. Investir em uma primeira impressão consciente e sustentável certamente trará benefícios para as vendas.

Com isso em mente, assuma uma posição responsável e invista na sustentabilidade da sua marca. Lembre-se dessas informações quando for abastecer as prateleiras do seu estabelecimento de beleza e tenha sempre opções de produtos que trazem a sustentabilidade como pilar. Aos poucos, você mesmo poderá constatar a preferência de sua clientela.


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