this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 17:37:40 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Cresça com os cosméticos orgânicos

O Brasil é o 4º mercado mundial de beleza e os cosméticos orgânicos já movimentam R$ 3 bilhões ao ano.

· Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pele é uma proteção contra doenças que podem ser causadas por determinados produtos químicos. Esse é o principal motivo para as pessoas utilizarem cosméticos naturais, além da preocupação com o meio ambiente.

Cosmético natural é aquele formulado com componentes de origem natural, como extratos de plantas, óleos fixos e essenciais, pós de partes de plantas etc. Mas, em geral, eles também contêm ingredientes sintéticos. 

Nessa onda pela busca do menor impacto ao meio ambiente e menos aditivos químicos, surgem os cosméticos orgânicos.

Afinal, natural ou orgânico?

Cosmético natural é o mesmo que orgânico? Não. Cosmético orgânico é uma categoria não regulamentada no Brasil.

Depende de parâmetros definidos por empresas certificadoras (IBD, Ecocert, Cosmos), que classificam seu produto em duas categorias: Cosmético orgânico, se a quantidade de ingredientes orgânicos que contém a formulação for igual ou maior que 95%. Ou Feito com ingredientes orgânicos, caso a formulação tenha, no mínimo, 75% de ingredientes orgânicos. O porcentual exclui o volume de água.

As normas ISO 16128-1 e ISO 16128-2 fornecem definições e critérios para ingredientes e cosméticos naturais e orgânicos.

Um requisito importante dos cosméticos orgânicos, é que toda a cadeia produtiva dos ingredientes seja certificada, garantindo que o conjunto das etapas da produção siga as normas de produtos orgânicos.

O crescimento dos orgânicos

O Brasil é, segundo a revista Forbes, o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, que cresceu quase 20% em 2021. Segundo a BioBrazil Fair, o mercado dos produtos orgânicos de beleza já movimenta R$ 3 bilhões ao ano.

As empresas nacionais de cosméticos sustentáveis estão em franco crescimento. O Sebrae estimula o setor e incentiva micro e pequenos empreendedores a investir em cosméticos ecológicos como uma excelente oportunidade de crescimento.

Confira este material que o Sebrae preparou para você:  Como montar uma fábrica de cosméticos ecológicos - Sebrae

O mercado global e os diferenciais do Brasil

Os principais mercados internacionais para os produtos brasileiros de beleza são os maiores países latino-americanos: Argentina, México, Colômbia, Chile e Peru. O Brasil não está entre os principais países do setor de cosméticos, mas internacionalmente, é reconhecido o papel da biodiversidade brasileira na produção de cosméticos.

Hoje, mais de 600 plantas são usadas pela indústria brasileira de cosméticos, e mais de mil outros estão sendo pesquisadas.

Como você pode ver, o Brasil tem à frente grandes oportunidades de desenvolvimento, inovação e geração de negócios com os produtos de beleza naturais. E também pode fornecer insumos naturais para empresas de cosméticos do mundo todo. 

Oportunidades de empreendimentos e negócios

Os cosméticos naturais, orgânicos e veganos exigem um conjunto de negociações envolvendo os teores de matérias-primas e insumos, as cadeias produtivas, os processos de produção e testes das formulações prontas para consumo.

As matérias-primas e cosméticos veganos, por exemplo, se caracterizam por não contarem com qualquer componente derivado de animais na formulação. Além disso, para serem reconhecidos como veganos, os produtos não podem ser testados em animais.

Este é um mercado promissor para novos empreendimentos e novos negócios, pois cresce mais a cada dia. E é bastante exigente com questões ambientais.

Existem milhares de pequenos produtores em todos os biomas brasileiros que precisam comercializar seus produtos e que poderiam se aderir às práticas orgânicas, melhorar sua cadeia produtiva para agregar valor a esses produtos e atingir novas faixas dos mercados nacional e internacional.

Basta notar que muitos ingredientes de cosméticos franceses famosos têm origem na floresta amazônica. É o caso do pau rosa, ingrediente do conhecido perfume Chanel Nº 5.

Que tal, então, estudar a possibilidade de entrar no mercado de produtos naturais, orgânicos e veganos? Um bom ponto de partida é este material do Sebrae.

Fonte: Mitos e verdades sobre cosméticos veganos - Guia da Farmácia (guiadafarmacia.com.br)

Fonte: Beleza Verde: Qual a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos? - Estetika Digital

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?