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Inovação | REDE SOCIAL
Cresce o alcance dos microinfluenciadores digitais

Tendência de segmentação chegou aos influenciadores. Você pode ganhar com isso ou mesmo tornar-se um deles

· 03/08/2022 · Atualizado em 10/11/2022
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Quem nunca teve o sonho de se tornar um influenciador digital e ganhar dinheiro com o que mais gosta de fazer? Ou, como empresário, investir no apoio a um megainfluencer e ver suas vendas decolarem?

Até há pouco tempo esses sonhos estavam restritos a uma minoria, porque havia apenas um punhado de grandes influenciadores digitais, com milhões de seguidores e cobrando valores altíssimos para divulgar produtos e serviços.

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Surgem os microinfluencers

As coisas mudaram nos últimos tempos, com a multiplicação dos microinfluencers ou influenciadores de nicho, principalmente nos segmentos de moda e beleza. Trata-se de homens e mulheres que falam diretamente a um nicho – mulheres de cabelos cacheados, pessoas obesas, da terceira idade, com determinada deficiência física etc. – que não se sentia representado pelos megainfluencers.

A pandemia do coronavírus ajudou no avanço desses microinfluenciadores, já que permitiu a milhões de pessoas confinadas em suas casas durante meses buscarem quem os representava melhor na web.

Impulso às vendas

Um estudo recente da consultoria Later & Fohr apontou que os microinfluenciadores digitais – principalmente aqueles com menos de 25 mil seguidores – têm uma taxa média de engajamento de 7%, considerada bastante alta.

Isso quer dizer que os seguidores se sentem mais identificados com o que pensam, fazem e recomendam esses microinfluencers. A dica é preciosa porque revela que você pode alcançar resultados muito mais positivos ao escolher o microinfluenciador certo, que está mais próximo do seu público-alvo, do que investir uma fortuna num megainfluencer que conversa menos profundamente, ainda que seja com milhões de pessoas. E isso fazendo investimentos muito mais baixos. 

A chave, então, é procurar os microinfluenciadores com forte conexão com seus públicos e cujas propostas, hábitos ou estilo de vida tenham a ver com sua marca. 

Você também pode chegar lá

Acontece que você também pode se transformar em um microinfluenciador e ditar tendências, começando, claro, por públicos restritos. O ponto de partida é escolher seu público de nicho, identificar as mensagens que tenham a ver com o que você pensa, faz ou produz e transmiti-las da forma mais sincera possível. Uma boa estratégia inicial de impulsionamento em suas redes sociais pode ajudar muito nesse processo.

Claro, nem todos vão conseguir chegar lá. Mas, a partir do sucesso alcançado por centenas de microinfluencers com base na segmentação de público, as chances aumentaram muito. Bora tentar?

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