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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Criando uma marca: nicho de mercado

O que é nicho de mercado e como o empreendedor pode encontrar o seu no segmento de moda.

· 24/10/2022 · Atualizado em 06/12/2022
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Você já se deparou com o termo nicho de mercado? Consegue compreender a importância dele para os negócios, principalmente em um mercado tão competitivo como o universo fashion? Há quem pense que segmento e nicho de mercado são equivalentes, o que não é verdade. Enquanto o segmento de mercado é mais amplo, o nicho atende a uma parcela menor de consumidores, suprindo necessidades específicas que ainda não foram exploradas por outras empresas. Daí a importância de o seu produto ter um diferencial.

Um dos grandes benefícios de uma empresa definir o seu nicho de mercado é que ela consegue tomar decisões mais assertivas, já que conhece exatamente o público que quer atingir. Isso facilita a definição de estratégias de marketing e, como consequência, gera custos menores. Outra vantagem é que, tendo um nicho, o número de concorrentes é menor, pois a sua marca torna-se capaz de oferecer uma solução que outras empresas não têm. Com isso, aumentam também as chances de fidelização do cliente.

Se você foi capaz de definir um nicho, é porque domina os conhecimentos sobre ele, não é verdade? Então, aposte na definição de conteúdos para os seus clientes e busque parcerias com pessoas e marcas que podem divulgar o seu produto.

Como definir seu nicho de mercado

Não importa como você pretende segmentar o seu nicho, se geográfica e demograficamente, se psicográfica ou comportamentalmente, a seguir trazemos algumas dicas de como você pode escolher o mercado em que quer atuar.

  • Primeiro, escolha o mercado (mais amplo), por exemplo: artigos esportivos para natação.
  • Depois, defina o segmento (um pouco menos amplo), por exemplo: maiôs e sungas para prática de esportes.
  • Por fim, decida o nicho (bem específico), por exemplo: maiôs e sungas com alta resistência ao cloro.
  • Saiba quais são as suas aptidões e trabalhe com algo que você conhece e de que você gosta.
  • Solucione um problema: como você viu, o nicho sempre será a solução de um problema, por isso foca um público bem específico.
  • Faça uma análise da viabilidade econômica do negócio por meio de um estudo de mercado, observando a demanda e a concorrência.
  • Algumas ferramentas, como Google Trends, Google Maps e Google Ads, podem ser úteis.

Lembre-se de que o sucesso do seu negócio vai exigir de você a definição de objetivos, estratégias e planos de ação. Conte com a parceria do Sebrae nessa jornada e faça também o curso a distância Planejamento estratégico para empreendedores. 


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