Saiba como manter contato com o seu público mesmo durante uma pandemia criando e-mails que facilitem a comunicação, permitem realizar pesquisas e muito mais.

Estamos enfrentando tempos difíceis e de incertezas por conta da pandemia causada pela Covid-19, e os donos de negócios precisam manter a calma e se reinventar para continuar atendendo o seu público.
Apesar de pouco explorado, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter contato com os clientes. E, em tempos de coronavírus, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento a distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível também conquistar novos clientes usando essa ferramenta.
Então, para ajudar os pequenos empreendedores a utilizar essa ferramenta como estratégia do negócio, criamos um conteúdo com algumas dicas.
Vantagens
Quando bem planejado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Estreitando o relacionamento com o cliente, é possível melhorar o posicionamento de marcas e aumentar as vendas, além de outras vantagens, como:
- Baixo custo.
- Possibilidade de segmentação.
- Comunicação personalizada.
- Riqueza de dados.
- Tráfego qualificado para o site.
- Fácil mensuração.
- Grande alcance.
Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite uma comunicação mais pessoal com seus potenciais clientes, o que pode trazer resultados incríveis! Além de manter um relacionamento constante, você pode utilizar esse canal para promover seu conteúdo ou informá-los sobre o seu negócio.
Tipos de e-mail marketing
Existem várias estratégias de marketing para atrair mais clientes, mas vale lembrar que isso não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente. Veja, a seguir, os tipos de e-mails para você aplicar no seu negócio:
- E-mails de boas-vindas: conte um pouco sobre o seu negócio, agradeça pela compra ou cadastro e fale sobre os próximos conteúdos.
- E-mails sazonais ou promocionais: divulgue ofertas especiais para cada momento. São excelentes para reter o cliente e promover a marca.
- E-mails com conteúdos grátis: disponibilize brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos.
- E-mails editoriais: exponha o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto. Como sua intenção é fortalecer a marca, mostre como a empresa se posiciona em determinada situação.
- E-mails transacionais: informe seus clientes a respeito de transações, cadastros, recebimento ou acompanhamento de pedidos.
- Newsletters: mantenha os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado.
Como construir uma lista de e-mail
Construir e alimentar a sua lista de contatos são alguns dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing. Isso porque ter uma lista atualizada é estar preparado para acompanhar endereços de e-mail que mudam, saber que pessoas abandonam suas contas e que contatos optam por não receber mais suas mensagens.
Aqui, vale uma dica fundamental: nunca compre uma lista de contatos. Essa é uma maneira de prejudicar a imagem da sua empresa, pois você está adquirindo endereços de e-mail de pessoas que não escolheram receber mensagens suas.
Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber suas comunicações, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que, quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar.
Boas práticas no uso da ferramenta
Ao criar um e-mail marketing, algumas boas práticas são válidas, por isso vamos compartilhar algumas dicas para você fazer um bom uso da ferramenta.
- Insira palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta.
- Escreva assuntos curtos e não utilize caixa alta em todo o texto.
- Use uma linguagem adequada, de acordo com a persona.
- Crie proximidade nos seus textos.
- Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais.
- Revise o português.
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