this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 12:42:16 BRT 2023
Finanças | LUCRO
Defina a margem de lucro ideal para seu produto e venda mais na Páscoa

Preço tem efeito direto no sucesso do negócio, por isso a margem de lucro deve ser definida com atenção, especialmente em datas comemorativas como a Páscoa.

· Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O feriado da Páscoa é só em abril, mas quanto mais cedo o empreendedor definir suas promoções e preços, maior a possibilidade de lucrar. Para garantir sucesso com as vendas, o empresário precisa saber calcular corretamente a margem de lucro que será incorporada no preço do seu produto. 

A margem de lucro nada mais é do que retorno do capital investido pelo empreendedor no negócio, mas, na prática, há uma série de fatores que precisam ser levados em conta para sua definição. Ela depende do setor de atuação, do tipo de produto ou serviço oferecido, do custo total das operações, do ambiente externo etc. 

Uma vez escolhida a expectativa de margem de lucro para as suas vendas na Páscoa, seu próximo passo será formar o preço de venda dos produtos, incorporando essa porcentagem.  

Um método bastante eficiente para realizar esse cálculo é o markup: consiste em somar uma margem de lucro ao custo unitário do produto ou serviço para obter o preço de venda.

Fórmula para calcular o markup multiplicador
Markup = 100/[100-(DV+DF+ML)]

 

Sendo: 

  • DV = Despesas variáveis: porcentagem de despesas relacionadas às vendas, como impostos e comissões; 
  • DF = Despesas fixas: porcentagem de despesas fixas como gastos administrativos e financeiros; 
  • ML = Margem de lucro: porcentagem da margem de lucro definida. 

Exemplo prático:  

O dono de uma loja de equipamentos de pesca está pensando em fazer uma promoção de Páscoa para um kit de pesca composto por estojo, vara, carretilha, linha e demais acessórios, e, para isso, levantou os seguintes dados: 

  • Custo do kit: R$ 120 
  • DV = impostos 10,70% simples nacional, 7% de comissões, o que totaliza 17,70%; 
  • DF = 20% despesas fixas e 4% despesas financeiras, totalizando 24%; 
  • ML = como seu negócio pertence ao setor de comércio, seguindo a sugestão dos especialistas financeiros ele definiu sua margem de lucro em 15%. 

A partir da fórmula markup, ele descobriu o índice multiplicador: 

Markup = 100/[100- (17,70% + 24% + 15%)] 

Markup = 100/[100- (56,70%)] 

Markup = 100/[ 43,30%] 

Markup = 2,3095 

O próximo passo foi multiplicar esse coeficiente pelo custo do kit para definir o preço de venda sugerido, e o valor final foi R$ 277,14. Esse valor será suficiente para pagar as despesas variáveis, fixas e gerar a margem de lucro definida pelo comerciante, que foi de 15%. 

Margens de lucro bruta e líquida 

Enquanto a margem de lucro líquida sempre terá os descontos de tributações, despesas com a produção e outros tipos de custos, para calcular a margem de lucro bruta, basta dividir o lucro bruto pela receita. O lucro bruto representa o que “sobrou” após os gastos com matéria-prima, mão de obra e tudo que envolve a produção, e a receita é o valor total recebido na venda do produto para o consumidor. 

No entanto, para calcular a margem de lucro líquida, é necessário descontar custos da produção do produto; impostos; despesas administrativas fixas, como aluguel, IPTU, serviços de contador, salários de funcionários etc.; despesas administrativas variáveis como comissões sobre vendas, multas, acidentes na produção, atrasos na entrega do produto etc. 

A margem de lucro bruta é necessária para determinar o preço de cada produto que você irá comercializar. Já a margem de lucro líquida é o quanto você realmente está lucrando mensalmente como empresa, e não apenas por produto. 

Dicas para estabelecer a margem de lucro ideal: 

  1. Compare seus preços com os de concorrentes. 
  2. Coloque preços adequados. 
  3. Procure não focar no lucro e, sim, na margem de lucro ideal. 
  4. Faça o planejamento de seus custos e despesas. 

É sabido que o preço cobrado aos clientes terá um efeito direto no sucesso do seu negócio. Exatamente por isso a precificação deve ser feita com calma e atenção. Aproveite nossas dicas e prepare seus cálculos de margem para vender mais e com segurança nessa Páscoa. Caso precise de mais informações sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800! 

Saiba mais: 

Que tal fazer este curso on-line sobre gestão financeira do Sebrae?  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?