Saiba como a definição de personas pode auxiliar na construção e no relacionamento de uma marca com seu público.
Se você já estabeleceu o público-alvo da sua marca, então agora é o momento de pensar na definição de persona, conceito-base do marketing digital. Embora os conceitos de público-alvo e de persona estejam relacionados, eles não têm o mesmo significado e não são sinônimos.
Definir o seu público-alvo é pensar no grupo específico de pessoas ao qual seu produto ou serviço se destina, ou seja, quem são as pessoas que serão o foco principal do seu negócio, da sua marca e da sua estratégia de marketing. Ao “filtrar” ou “afunilar” o seu público-alvo, você está definindo a persona, possibilitando a gestão de estratégias assertivas junto ao seu cliente ideal.
Para exemplificar, pense, por exemplo, que o seu público-alvo são mulheres com estilo de vida saudável. Perceba que o público-alvo é amplo. Mas, se você pensar em uma persona para o seu público-alvo, você vai defini-la assim: Ana, 35 anos, gosta de praticar atividades físicas ao ar livre, alimenta-se de forma balanceada e tem um estilo de consumidor consciente: estuda antes de adquirir, acredita que produtos sustentáveis são melhores e tem essa preferência, inclusive fazendo aquisições de segunda mão. Sua renda mensal é X, possui curso superior completo, está satisfeita profissionalmente e a maior parte de suas compras é feita pela internet. Utiliza a rede social XX. É certo que, quanto mais informações você coletar, melhor será para você criar uma persona para a sua marca.
Por que definir personas
Como você viu, a definição de persona é a elaboração de uma personagem fictícia que, literalmente, personifica o seu público-alvo, quase como se fosse um “avatar”. Para isso, considere dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos, e siga os passos a seguir:
- colete os dados de clientes;
- realize perguntas a esses clientes;
- analise os dados coletados;
- estruture a persona;
- compartilhe a persona com a equipe.
É inegável que a definição da persona auxilia na construção da estratégia e da comunicação da marca, porque o público-alvo passa a ser compreendido em sua profundidade. Esse aspecto é fundamental para que o desenvolvimento de conteúdo seja relevante e faça sentido para o seu público.
Dentre os benefícios que a persona vai trazer para a sua marca, estão: determinação do tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos; orientação do tom e da linguagem do seu conteúdo; auxílio para pensar nas estratégias de marketing; direcionamento mais preciso para as equipes; insights valiosos sobre quais são as redes sociais mais adequadas para o seu negócio; estilo e periodicidade do e-mail marketing.
Em resumo, a definição de uma persona vai aprofundar o seu conhecimento sobre o seu público-alvo, fazendo você entender o valor do seu produto para o público, além de ajudá-lo a definir os canais de comunicação, a linguagem e as pautas do marketing. Por fim, também vai ajudá-lo a otimizar a experiência do usuário no site.
Como criar uma persona
O Sebrae preparou para você um manual prático intitulado Personas: manual de orientações para aplicação (clique aqui), em que essa ferramenta é apresentada de forma detalhada ao micro e pequeno empreendedor. Você também pode fazer o curso Manual de aplicação da oficina Persona (disponível aqui), que traz um conteúdo teórico robusto para os conhecimentos necessários para a elaboração de um bom roteiro de entrevista, a atitude certa no momento da execução e como utilizar todas as informações para construir uma persona para seu produto ou serviço.
- Em linhas gerais, é recomendado que as perguntas a serem elaboradas para o seu consumidor para a definição da persona passem por cinco tipos: demográfico, pessoal/profissional, consumo de conteúdo, hábitos de compra e relação com a empresa. A partir delas, devem ser buscados dados e informações como: idade, grau de escolaridade, profissão, renda média, estrutura familiar (possui filhos? É casado, divorciado, viúvo ou solteiro? Mora com os pais ou sozinho?), principais objetivos, desejos, medos e desafios, pelo que mais se interessa, onde costuma buscar informações sobre o tipo de produto que a sua empresa comercializa, redes sociais favoritas, hobbies e quem costuma influenciar suas decisões de compra.
Uma dúvida que o empreendedor pode ter é: é possível definir mais de uma persona? Não há problema em definir mais de uma persona, mas cuidado para não cometer exageros e não perder o foco das estratégias e dos conteúdos, já que o objetivo dessa ferramenta é tornar o seu consumidor próximo e tangível.
A seguir, nos materiais que o Sebrae separou para você, é possível direcionar ainda mais o seu olhar para o cliente.
Saiba mais:
CURSOS:
Comunicação e relacionamento com seus clientes - Compreenda as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas. Acesse:
Marketing digital: planejar para vender pela Internet - Tenha acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do Marketing Digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio. Acesse:
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Escolha o melhor marketplace para seu negócio
O marketplace é um mercado virtual em que o seller (vendedor) expõe seus produtos em plataformas mantidas por empresas gigantes no varejo. Entre outras, destacam-se Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Shopee, OLX. Muitas são as vantagens dessa parceria. Nesse sentido, fazer parte do portal de uma grande marca ajuda o pequeno empreendedor a estar em uma grande vitrine digital, ter visibilidade para o grande público e, consequentemente, aumentar o seu potencial de vendas. Afinal, quais são as vantagens do marketplace para o empreendedor? É praticamente impossível pensar em empreender no comércio sem ter uma versão digital de sua loja. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, crescimento de 27% em comparação com o ano anterior. Esse resultado foi recorde segundo dados da Neotrust, empresa que monitora o setor. Todavia, criar estrutura digital para suas vendas, manter atualizado um site e elaborar mecanismos de pagamento e entrega demandam muitos cuidados – e custos. Por isso, “terceirizar” boa parte dessa engrenagem para o modelo de marketplace é a melhor opção para o empreendedor. Vejas as principais vantagens: Custos: a considerar todas as facilidades e a despreocupação com a estrutura contratada, as comissões, por volta de até 1%, podem ser consideradas razoáveis e justas. Visibilidade: grande parte dos grandes sites de marketplaces investem em SEO (Search Engine Optimization), técnicas que ajudam a ranquear melhor o site nas buscas do Google. Quando você cria corretamente seu anúncio, tem mais chance de surfar essa onda e se destacar, especialmente quando usa palavras-chave comuns a nichos específicos de mercado. Quanto mais se especializar na criação de anúncios, maiores as chances de se diferenciar. Faturamento: estar em marketplace é uma oportunidade de aumentar as vendas e o chamado ticket médio da sua empresa, visto que o sistema costuma ofertar outros produtos da mesma marca. Marketing e publicidade: principalmente para o microempreendedor que não dispõe de muito dinheiro para gastar com anúncios, está cada vez mais fácil criar lojas virtuais próprias, no marketplace, com ferramentas que permitem customizá-las. Meios de pagamento: as maiores lojas oferecem opções antifraude e de pagamento, seja como subadquirente (intermediador do pagamento), seja como gateway (responsável pela solução que processa o pagamento on-line, a exemplo do PagSeguro). Responsividade (mobile): o comerciante não precisa se preocupar se a visualização da página ficará confortável caso o cliente a acesse por celular ou tablet, por exemplo. A plataforma investe para que o conteúdo fique claro e organizado independentemente do dispositivo dos clientes. Suporte: em caso de problemas ou dúvidas com navegação ou transações, o marketplace oferece o atendimento direto ao cliente – um ponto a menos para o fornecedor do produto se preocupar. Qual marketplace é o melhor? A pergunta pode ser completada por “qual marketplace é o melhor para o meu negócio?”. Um dos pontos é avaliar o nicho de mercado em que o empreendedor atua para oferecer seus produtos com maior possibilidade de encontrar compradores. Outro detalhe é checar a reputação das plataformas e entender como elas funcionam. Da mesma forma que nenhuma delas deseja trabalhar com um parceiro problemático, que não entrega o que é prometido – forçando a responsabilização do marketplace pela negociação frustrada –, do mesmo modo o microempreendedor cuidadoso não deve ficar refém de um marketplace ruim, que falha com o cliente – em problema técnico, por exemplo – e que prejudica os seus negócios, quando não impede a recomendação dos clientes e novas vendas, por exemplo. Dicas para manter o negócio saudável no mundo off-line para vender no on-line Fluxo de caixa >>> mantenha o controle >>> evite antecipar recebíveis e pagar juros; Demanda >>> estude e otimize >>> não deixe sobrar e nem faltar produtos; Reputação >>> conquiste competitividade >>> atenda bem >>> respeite prazos; Jornada do consumidor >>> estude comportamentos de compra >>> aumente prazos de pagamento >>> ofereça opções de menor preço; Custos >>> otimize gastos >>> verifique despesas fixas >>> negocie novos fornecedores ou matérias-primas; Estoque >>> planeje o volume >>> melhore o fluxo de caixa conforme as compras e vendas >>> otimize custos de coleta, armazenagem e retirada.
Wed Apr 17 10:02:16 BRT 2024
Planeje suas ações de marketing digital para o Dia das Mães
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro. Preparar ações de marketing digital para o Dia das Mães é importante porque permite ampliar o alcance da sua empresa e atrair novos clientes. Além disso, é uma oportunidade de criar relacionamentos mais próximos com os clientes atuais e fidelizá-los, aumentando as chances de repetir negócios. Por isso, você já deve se preparar e fazer um bom planejamento para o Dia das Mães. Essa é uma data que pode alavancar os seus negócios, porque as pessoas querem presentear e homenagear suas mães. Aproveite a oportunidade e comece desde já o seu plano de ações de marketing digital com os dez passos que separamos para você: Aproveite os diferentes formatos de conteúdos que as redes sociais oferecem para promover seus produtos ou serviços no Dia das Mães. Com um planejamento bem estruturado, você pode aumentar suas vendas e conseguir mais clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: 5 dicas para vender mais em datas comemorativas Venda melhor nas datas comemorativas e temáticas
Tue Apr 16 14:41:59 BRT 2024
Como posso vender mais no Dia das Mães?
Além de produtos com excelente qualidade, o segredo é investir em estratégias para se destacar dos concorrentes, garantindo uma data repleta de vendas. O Dia das Mães é conhecido no varejo como o segundo Natal porque a venda é certa! Mas será que é possível vender ainda mais nesta época do ano? Para vender mais não é necessário ter mais clientes. Mais importante do que isso é saber explorar a venda de forma correta para aqueles clientes que já são seus ou aqueles que estão entrando na sua loja. Não é necessário vender mais, é preciso saber vender melhor. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para melhorar os resultados. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e se diferenciar é fundamental para que sua ação tenha sucesso. Segundo o consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, para se organizar e ter bons resultados nessa época, o lojista precisa ter a "percepção contemporânea dos desejos e gostos". Ou seja, é importante que o varejista saiba exatamente o que é importante e valoroso para o seu cliente.
Tue Apr 16 14:41:53 BRT 2024
Diversidade na beleza impulsiona o mercado e incentiva novos produtos
O setor da beleza se transforma e se adapta. Atualmente, se fala muito em diversidade e representatividade. Se antes havia sempre uma tendência a ser seguida, agora a moda é ter sua própria personalidade na estética visual. Movimentos como o body positive (corpo positivo) têm influenciado pessoas a questionarem os padrões de estética impostos por muito tempo pela sociedade. As marcas também foram atingidas por essa geração que busca aceitação, de modo que a diversidade na beleza aparece em forma de produtos, nos cuidados na comunicação, no marketing de grandes empresas do ramo e em muitos outros aspectos. Com todas essas transformações, ainda vale pontuar que as pessoas querem ter um consumo consciente e com propósito. Essa expectativa muda o jogo do mercado, pois sai na frente quem está acompanhando esse movimento, relacionando seus produtos com autoaceitação e apostando em um posicionamento mais inclusivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel com mulheres de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade é um indicador importante de uma marca ética. Já em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que é papel de marcas e empresas apoiar a diversidade. Na prática, o que é diversidade na beleza? Quando se fala em diversidade e inclusão, o primeiro passo é compreender que existem pessoas com os mais diversos corpos, cabelos, tons de pele e estilos. Um grande exemplo de diversidade na beleza é como as mulheres com fios crespos ou cacheados têm deixado o liso para assumir seu cabelo natural, com orgulho e com produtos que nasceram para suprir essa demanda. Como o mundo está se tornando mais consciente, os empreendedores precisam entender essa mudança para encontrar formas de entrar nesse mercado aquecido e que incentiva novos produtos. Confira alguns exemplos de diversidade na beleza: Produtos para cabelos crespos e encaracolados. Propagandas com diferentes tons de pele e com pessoas com vitiligo. Maquiagens que contemplam diferentes tons de pele. Representatividade de corpos magros, curvilíneos e plus size. Aceitação dos cabelos grisalhos e dicas para cuidar desses fios. Salões de beleza que apostam em vários produtos que atendem diferentes públicos. Está na moda se sentir bem, independentemente do tipo de cabelo ou corpo de cada um, e trazer essa consciência para o seu negócio do setor da beleza significa conquistar públicos diversos. Lembre-se de que não seguir um único padrão permite liberdade no trabalho, menos pressão estética para os clientes e um ambiente mais leve. Viva essa transformação! Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Beleza inclusiva como motor para o futuro!
Mon Apr 01 12:42:34 BRT 2024
Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups
As empresas hoje enfrentam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, com a necessidade de inovar e utilizar soluções tecnológicas, que são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, as startups surgem como vetores de inovação, beneficiando grandes e pequenas empresas. Neste vídeo, Eduardo de Oliveira Pinto, sócio fundador da Cotidiano Aceledora de Startup conta como funciona e quais as perspectivas para esse tipo de negócio. Aborda ainda os desafios para obtenção de investidor anjo e fazer com que uma startup se torne um unicórnio, nesse mercado que chegou a girar US$ 9,8 bilhões de investimentos no Brasil. Eduardo de Oliveira Pinto, é publicitário, designer e empreendedor, sócio fundador da Cotidiano Aceleradora de Startups. Tem mais de 25 anos de experiência em empresas de TI e agências de comunicação tradicionais, e participou diretamente da aceleração de 61 startups e de times corporativos. Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 1 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 2 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 3
Thu Mar 28 11:51:41 BRT 2024
Prepare-se para lucrar com as vendas de ovos de Páscoa
Fevereiro mal terminou e já vemos ovos de chocolate nas gôndolas dos mercados. Mas, muitos confeiteiros também já estão se preparando para a data comemorativa que aquece o mercado meses antes do domingo de Páscoa. A venda de ovos de chocolate é uma importante oportunidade para pequenos empreendedores brasileiros lucrarem com as vendas de Páscoa. Já faz anos que a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais tem ganhado espaço no mercado, principalmente por tratar-se de uma alternativa aos tradicionais ovos de Páscoa das grandes marcas. Além de ter um preço mais acessível e apresentação diferenciada, quem ganha um ovo de Páscoa artesanal tem a sensação de estar recebendo um presente de verdade. Aproveitar a época da Páscoa para produzir ovos de chocolate é opção para muitas pessoas que desejam ganhar um dinheiro extra e, muitas vezes, torna-se a porta de entrada para um trabalho contínuo e que provê uma renda fixa durante todo o ano. Aprendendo a precificar Constante desafio para os empreendedores, a formulação correta do preço de venda é a chave do sucesso do seu negócio e está diretamente ligada ao lucro ou prejuízo nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa. Estas são variáveis importantes que você deve considerar na hora de precificar: Qual é meu custo? Este cálculo inclui o custo dos insumos, tendo como base as fichas técnicas e a padronização das receitas de cada ovo ou chocolate, o tempo de produção de cada unidade e o custo de distribuição da mão de obra; Quais são meus gastos fixos? São gastos que existem se você vender ou não os ovos, como, por exemplo, energia elétrica, água, funcionários, aluguel, telefone. Lembre-se de incluir qual será o seu salário como dono (a) do negócio; Qual é minha margem de lucro? Defina a margem de lucro desejada por produto ou calcule um percentual único; Quanto o mercado cobra? Pesquise como posicionar seu produto no mercado: se será mais popular ou mais sofisticado. Isso faz parte da sua estratégia; Qual é a percepção de valor do cliente? Todos os clientes querem levar o maior valor pelo menor custo. Por isso, avalie quem é o seu cliente, qual é sua expectativa, no que ele enxerga valor. Entender por qual motivo ele prefere comprar um produto caseiro ou artesanal pode te ajudar a definir seu preço; Qual é meu preço final? Após seguir todas as etapas anteriores, você terá encontrado seu preço de venda. Uma lista de preço bem-feita, com um design profissional, aumenta suas chances de venda, pois o seu cliente já vê a qualidade e o capricho do seu trabalho antes de comprar. Também procure produzir ovos de qualidade a um preço acessível e busque ingredientes e embalagens em lojas de confiança. Também considere oferecer diferentes meios de pagamento: hoje, aceitar pagamento via cartão de crédito ou débito e PIX é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. O importante é vender e lucrar, então, faça produtos que irão chamar a atenção do seu público-alvo. Ovos de chocolate artesanais são muito valorizados por toda a técnica e dedicação à produção e personalização, de acordo com o gosto do cliente, diferentemente dos produtos industrializados. Siga as dicas e aproveite a janela de negócios que a Páscoa irá te proporcionar! Saiba mais: Quer saber sobre formação de preço para o seu tipo de negócio? Veja este curso on-line do Sebrae. E se precisar de mais informações, busque auxílio na unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
Wed Mar 13 12:12:17 BRT 2024
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa