this is an h1

this is an h2

Fri Feb 03 11:52:13 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Defina os objetivos para sua empresa com a metodologia SMART

Saiba como aplicar a metodologia SMART para a construção dos objetivos da sua empresa

· Atualizado em 03/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O sonho de todos os empreendedores é saber como a sua empresa vai estar daqui a um mês. Essa, além de ser uma das melhores formas de lidar com as frustrações, é também um grande instrumento de resiliência.

Em um episódio de uma série americana, um dos personagens guarda um bilhete da loteria com os números que ele aposta semanalmente há mais de 10 anos. Ao ser perguntado sobre o motivo, tendo em vista que nesses 10 anos ele jamais foi ganhador de um prêmio dessa loteria, ele responde: “Houve uma época da minha vida em que nada dava certo, e todos os dias fazia um enorme esforço para levantar da cama e tocar minha vida. O que me dava energia para seguir em frente era sonhar toda semana sobre o que poderia fazer quando ganhasse o prêmio da loteria”.

Esta é uma necessidade humana: visualizar um futuro que ainda vai chegar, daqui a um mês ou daqui a um ano, porque o sucesso nasce do querer, da determinação de chegar a algum lugar. A grande pergunta que os empreendedores vão fazer agora é: como essa necessidade humana se relaciona com a minha empresa? Sim! essa relação existe e deve ser explorada como uma forma de a empresa se preparar para o futuro de maneira profissional.

A dica é: construa objetivos para a sua empresa, eles representam aonde queremos chegar daqui a um mês ou até o final do ano. Objetivos são diferentes de metas, apesar de muita gente confundir e até acreditar que são a mesma coisa.

O objetivo é o alvo, aonde se pretende chegar e o que se deseja alcançar. Então, quando pensamos em fazer mudanças na empresa, alcançar resultados em determinadas áreas, ou mesmo melhorar processos, é necessário e fundamental definir o que se espera com essas mudanças, aonde vamos chegar com esses resultados, o que vai acontecer quando os processos forem revisados e melhorados. Estamos falando da necessidade de definir os objetivos, os quais vão orientar os métodos e as ferramentas que serão utilizados. O que vamos fazer para atingir esses objetivos se traduz no Plano de Ação.

Um método eficiente para definir os objetivos é o modelo SMART, iniciais que representam uma sigla que significa como os objetivos devem ser:

  1. Específicos - a letra S (do inglês Specific): o objetivo deve ser o mais específico possível. O contrário são objetivos vazios, aqueles que, quando alguém escuta, faz a pergunta “como?” Exemplo de um objetivo vazio: reduzir custos. Imediatamente pergunta-se “como?” O objetivo específico já traz o “como na resposta”: Reduzir custos aperfeiçoando os processos operacionais.
  2. Mensuráveis - a letra M: significa que os objetivos devem ter uma medida para verificar o seu progresso por meio de indicadores de resultados. Por exemplo: Objetivo - Melhorar a qualidade do atendimento telefônico da empresa, cujo indicador de resultado é coletar uma nota do atendimento que evidencia a percepção dos clientes que fizeram contato através do telefone, que será realizada através de uma pesquisa de qualidade do atendimento.
  3. Alcançáveis - a letra A: os objetivos devem ser desafiadores, mas jamais impossíveis de realização, porque isso gera frustração e faz com que as pessoas diminuam os esforços. Sabendo que é impossível, por que vou gastar minha energia? De nada adianta um objetivo muito ambicioso se não há como atingi-lo.
  4. Relevantes - a letra R: os objetivos devem ter importância para os resultados esperados pela empresa. Por isso, devem estar alinhados com as prioridades da empresa.
  5. Em um marco de tempo - a letra T: se não houver um prazo definido para alcançar o objetivo, as pessoas vão deixando para depois, e esses objetivos não são levados a sério. Normalmente, para marcar o tempo, utiliza-se o termo “até” (exemplo: até o dia 31/12/2022, até o fim do semestre, até o final do mês) ou mesmo na explicitação do prazo em anos, meses ou dias, tais como em 60 dias.

Saiba mais

O Portal Sebrae oferece conteúdos, capacitação e ferramentas para ajudar na construção dos objetivos da sua empresa. Um conteúdo que indicamos para você é o e-book Invista no planejamento. Aproveite e faça a inscrição para o nosso curso EaD Como planejar o seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?