this is an h1

this is an h2

Mon Sep 26 15:07:03 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Definindo propósitos para empreender com sucesso

A importância de saber aonde se quer chegar define o porquê da caminhada e o propósito necessário para impactar positivamente o negócio.

· 05/08/2022 · Atualizado em 26/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem já não ouviu ou leu a famosa frase do filósofo Sêneca: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”? A reflexão proposta por esta máxima está diretamente relacionada ao conceito de propósito, um norte para todas as atividades da vida, que influencia positivamente no alcance das metas e objetivos pessoais e profissionais. Isso quer dizer que o propósito revela os nossos sonhos, as nossas ambições, os nossos desejos e pode nos dar a força e a motivação necessárias para percorrer o caminho que nos fará chegar até eles.

E qual é a importância que a definição de propósitos tem no mundo do empreendedorismo? Quando Sêneca se refere à importância de saber para onde se vai, ele nos remete a algumas reflexões: é preciso pensar nos porquês e em como chegar ao que se desenhou como meta, mantendo o foco do caminho traçado para atingir os propósitos que darão a energia necessária ao cumprimento do percurso. Isso tem um impacto importante nas atividades de empreendedorismo: muitas empresas já aderiram à ideia de que pensar o negócio a partir do propósito orienta a cultura organizacional da empresa, criando também um ambiente mais seguro para a equipe, já que as pessoas têm clareza dos motivos do seu movimento, ficando mais abertas à construção de uma comunidade entusiasmada e leal. 

O consultor britânico Simon Sinek pensa sobre propósito afirmando que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz o que você faz”. Assim, o empreendedor precisa pensar em como tornar a vida das pessoas melhor, respondendo a perguntas como: quem você deseja impactar? Quais são os principais desafios que essa pessoa encontra? O que te move hoje? No que você acredita? Em que atividade você se sente muito produtivo, curioso e focado? Qual é o sentido do que você faz? O que você faz é relevante? É feliz fazendo o que faz? Que prioridades você tem? O que te incomoda? O que incomoda a vida das pessoas que você quer impactar? Como o seu negócio pode impactar a vida delas? 

São muitos os questionamentos a serem respondidos na definição de propósitos, mas tão importante quanto pensar nos da empresa é pensar nos propósitos pessoais, pois de nada adianta ter um bom plano de propósito empreendedor, se ele não estiver relacionado com os seus sonhos pessoais ou com sua missão de vida. Pensar nos porquês de seu negócio interfere no seu modo de agir, criando mudanças positivas na realidade à sua volta. Assim, pode-se dizer que a existência de uma empresa vai muito além do que somente gerar lucro e que o olhar centrado no cliente é decisivo para o crescimento de qualquer negócio.

Voltando à reflexão de Sêneca, tudo o que planeja fazer, seja na vida pessoal, seja nos negócios, precisa ter um roteiro que deve considerar tudo aquilo de que você gosta, assim como os valores em que acredita. Se o propósito estiver claro para você, ficará mais fácil fazer boas escolhas. Não se esqueça: não basta saber o que está buscando, é preciso saber por que você está buscando. 

O Sebrae preparou para você a oficina Defina seu propósito. Acesse o link e inscreva-se!

Saiba mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?