this is an h1

this is an h2

Wed Jan 18 17:28:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Depilação: custo baixo e retorno rápido para quem quer empreender

Hoje, homens e mulheres são adeptos da depilação. Confira as principais técnicas e saiba como iniciar seu próprio negócio neste segmento promissor.

· 22/11/2022 · Atualizado em 18/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A depilação, que é um hábito de beleza e higiene comum entre as mulheres, vem conquistando muitos homens, especialmente no Brasil, onde o clima tropical pede uma pele mais lisa e macia. São várias as técnicas depilatórias e muitas as oportunidades de sucesso para quem deseja empreender na área.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro é o quarto maior do mundo nos segmentos de beleza e cuidados pessoais, ficando atrás somente do norte-americano, do chinês e do japonês. Nos próximos anos, a tendência é que a depilação a laser ganhe ainda mais destaque devido à popularização da técnica e às estruturas de financiamento ao consumidor. 

Esse método promete eliminar cerca de 80% dos pelos de forma definitiva a partir de disparos de laser. Estes intensos feixes de luz são guiados pela melanina da pele até a raiz dos pelos, provocando a cauterização do filamento. Se realizado com frequência, o procedimento provoca danos permanentes no folículo, retardando o crescimento de novos pelos. 

Além da depilação a laser, ainda são comuns no país outros tipos de depilação, por exemplo:

Com lâmina: método prático e barato, não requer energia e pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento. Tem como ponto negativo as reações alérgicas causadas pela lâmina, que corta o pelo de forma superficial. Dura até dois dias.

Com creme depilatório: método superficial em que o creme depilatório possui tioglicolato em sua composição, substância responsável por quebrar a estrutura do fio até que ele seja destruído, deixando a pele lisa. É de fácil aplicação e tem duração de três a cinco dias. 

Com cera quente: procedimento sem contraindicações, seguro e com bons resultados para a pele. A temperatura mais elevada da cera dilata os poros, facilitando a remoção dos pelos e aliviando a dor durante o processo. A cera arranca os pelos pela raiz, fazendo com que a depilação dure de 20 a 30 dias.

Com cera fria: a depilação com cera fria reduz as chances de os pelos encravarem e é indicada para pessoas sensíveis ao calor e com vasos dilatados. A desvantagem é que ela pode causar ressecamento na pele. Esse método elimina o pelo por cerca de 20 a 30 dias. 

Com linha: também conhecida como depilação egípcia, é uma técnica utilizada para eliminar os pelos do rosto, em que o profissional amarra duas pontas de uma linha, formando um cruzamento onde os fios são fixados e cortados pela raiz. Os resultados duram cerca de 30 dias.

Com luz pulsada: equipamentos de Luz Intensa Pulsada (LIP) agem na raiz do pelo, destruindo o folículo e as estruturas que o alimentam. Embora seja um procedimento duradouro, ele não é definitivo, já que o intuito é diminuir a quantidade de pelos, sua espessura e o tempo de crescimento. 

Com pinça: a praticidade também é o ponto de destaque desse método de depilação, utilizado principalmente para retirar os fios das sobrancelhas, do buço e de outras regiões do rosto.

Profissionalização é a chave do sucesso

Você sabia que o hábito de se depilar existe desde 2000 a.C., quando as mulheres gregas arrancavam os pelos com as mãos ou queimavam a pele com cinza quente? Já os egípcios foram os primeiros a utilizar o extrato de sândalo, a argila e a cera de abelhas para depilarem seus corpos. Posteriormente, esses ingredientes deram origem à depilação com cera, usada até hoje nos salões.

No início, as mulheres depilavam basicamente as pernas. Depois, começaram a depilar as axilas, os braços, a região púbica e partes do rosto. Entre os homens, a barba depilada é sinônimo de praticidade, e muitos também optam por depilar o peito e as costas.

Essa profissão sempre foi importante na história - e hoje, como os corpos estão muito mais expostos, a depilação vai estar cada dia mais presente na vida das pessoas, exigindo profissionais treinados e atualizados.

Além de não precisar de um investimento alto, já que os equipamentos e os materiais são de baixo custo, a atividade de depilador traz um retorno muito rápido e ainda oferece a vantagem de o profissional poder trabalhar de forma autônoma.

Neste contexto, o depilador, além de ter habilidade com as mais diversas técnicas, deve saber gerenciar sua rotina de trabalho para garantir um lugar de destaque no concorrido mercado da beleza. Se você se identificou com a profissão, que tal estruturar seu negócio?

Quer aprender a montar uma empresa de depilação? O Sebrae te ensina! Para saber como tornar-se um MEI depilador, clique aqui e comece a lucrar.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas do Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?