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Wed Feb 08 21:52:20 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Desafios recorrentes no varejo físico

Veja neste artigo quais são os principais desafios do varejo físico e como enfrentá-los.

· Atualizado em 08/02/2023
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Se, antes da pandemia, o varejo físico já enfrentava muitos desafios diante de novas tendências de consumo, a retomada presencial da economia está fazendo muitos lojistas se reinventarem. 

No cenário, além de ter de enfrentar a concorrência e um consumidor mais consciente e exigente, assim como as novas tecnologias, estão a inflação e as taxas de juros altas, o que empurra o poder de compra para baixo. Mas, como superar esses desafios e destacar-se no varejo físico?

Não existe uma fórmula, mas é fundamental acompanhar todas as tendências do mercado. Primeiro, é preciso adaptar-se ao novo consumidor, que busca transparência, produtos mais sustentáveis, além de processos personalizados. Outro fato importante: o consumidor dispõe de muitas informações, e hoje ele consegue fazer várias comparações on-line antes de decidir pela compra, então, tenha o cuidado para proporcionar uma boa experiência de compra, definindo estratégias que repensem o modelo operacional do negócio, os canais de venda e os produtos.

Adequar-se às novas tecnologias é outro aspecto fundamental: tenha em mente que o consumidor quer facilidade e agilidade na hora de comprar, e ele deve contar com possibilidades de comprar no seu negócio tanto on-line como off-line. Integre os seus canais de venda e disponibilize plataformas e aplicativos com boa usabilidade e responsivos, para uso em smartphones, tablets e PCs.

É possível, por exemplo, comprar on-line e retirar na loja ou o contrário: comprar na loja física e receber no conforto de casa; ou ainda, estar na loja física olhando os produtos como em uma grande vitrine e concluir a compra on-line no comércio físico… as possibilidades são muitas. Fique atento e de olho no que o seu consumidor está buscando!

Por falar nisso, não tenha medo de inovar, seja no produto, no atendimento, no marketing, na gestão… ou em tudo isso! Para posicionar-se no mercado, tenha um plano de ação simples, com objetivos, metas, estratégias e o seu público-alvo bem definido. Conheça as principais tendências e busque formas de antecipar-se à concorrência e ao que o consumidor quer.

Em se tratando de concorrência, é fundamental ter acesso a informações com análises atualizadas do mercado em que você atua sobre os produtos ofertados, o tempo de existência das empresas, a presença on-line e off-line. Identifique os pontos fortes e fracos para dedicar atenção ao seu diferencial.

Acompanhe a série Desafios (Quais são os principais desafios do Jovem Empreendedor?; Conheça os principais desafios do e-commerce; Desafios recorrentes no varejo físico) e fique por dentro de dicas importantes para vencer as dificuldades do varejo.

Que tal enfrentar os desafios do varejo físico inscrevendo-se nos cursos Planejamento estratégico para empreendedores e Comunicação e relacionamento com seus clientes?


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