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Empreendedorismo | SERVIÇO
Descomplicando vendas: a importância da campanha de venda estruturada

Saiba como criar uma campanha de vendas de sucesso neste texto da série “Descomplicando vendas”.

2 min de leitura · Atualizado em 10/01/2023
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Uma campanha de vendas – também conhecida como campanha de incentivo – é uma estratégia que tem como finalidade aumentar a venda de produtos ou o fornecimento de serviços. Ela pode ocorrer de forma interna ou externa ou ainda ser incorporada em datas específicas do ano ou em períodos em que as vendas simplesmente despencam. A função principal é elevar os ganhos do negócio em um curto espaço de tempo, já que as campanhas possuem um alto potencial de desenvolvimento.

Uma campanha de vendas bem estruturada segue três etapas:

  • Planejamento: fase em que são pensados os objetivos, as ações e os canais que serão utilizados para divulgação. Também são definidas tarefas, prazos e metas.
  • Execução: momento em que setores como marketing, vendas e logística da empresa entram em ação, colocando em prática o que foi planejado.
  • Análise: etapa em que se verifica se as metas estão sendo alcançadas, avaliam-se resultados em função dos objetivos, analisa-se o que deu certo e o que deu errado, são feitas comparações entre campanhas, entre outros aspectos que a empresa julgar necessários.

Mas, afinal, o que pode motivar uma campanha de vendas? Muitas são as situações que podem levar uma empresa a lançar uma campanha de vendas. Entre as mais comuns, podem ser destacadas: lançamento de um produto, aumento das vendas do mix de produtos, aumento das vendas de um produto específico, aumento do ticket médio, promoção da marca, promoção de um serviço, divulgação de um canal, engajamento, entre outras.

Para alcançar os resultados esperados, a empresa pode lançar mão de estratégias como premiação para vendedores, premiação para consumidores, promoções que incluem descontos e sorteios voltados ao público, cupons, frete grátis, ofertas relâmpago e liquidações dos mais diversos tipos. Aproveitar as campanhas promovidas em plataformas de vendas como Magalu, Americanas e Mercado Livre também costuma gerar excelentes resultados.

Lembre-se: uma boa campanha de vendas pode não só trazer resultados específicos e previamente listados no planejamento, mas também aumentar o interesse e a percepção de valor dos produtos e serviços para os clientes, gerar aprendizados para a equipe de vendas e eliminar eventuais prejuízos. Veja no infográfico como criar uma campanha de vendas de sucesso.

E não deixe de ler os outros artigos da série “Descomplicando vendas”, que o Sebrae preparou para você. Além disso, acesse o nosso Portal, leia nossos conteúdos e faça os nossos cursos. Nosso atendimento também está disponível pelo 0800 570 0800.

Infográfico

Saiba mais:

O que deve ter um bom planejamento de vendas


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