this is an h1

this is an h2

Mon Nov 21 14:50:31 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Desenvolvendo competências: como e por que fazer o desenho de cargos

Saiba como a descrição dos cargos auxilia na melhoria do processo de recrutamento e seleção, bem como na redução da rotatividade.

· Atualizado em 21/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O desenho de cargos ou descrição de cargos nada mais é do que a organização das responsabilidades de cada colaborador dentro da empresa. E por que isso é importante? Realizar o desenho de cargos permite auxiliar o mapeamento de competências, contribuindo para a melhoria do processo de recrutamento e seleção de pessoas, bem como na redução da rotatividade e retenção de talentos. Além disso, quando cada um sabe exatamente o que tem de fazer, a rotina de trabalho da equipe torna-se mais ágil e mais eficiente, melhorando os resultados da empresa.

Em resumo: o desenho de cargos é uma estrutura organizacional das funções, com as atribuições de cada ocupante de um cargo dentro da empresa, a qual está ligada ao mapeamento de competências.

O mapeamento de competências e o desenho de cargos complementando-se de forma a orientar a contratação e capacitação de pessoal, análise de desempenho dos colaboradores, plano de carreira, entre outras ações a serem desenvolvidas pela empresa em se tratando de recursos humanos. Por isso, o processo de descrição dos cargos precisa ser coerente com o tipo de negócio que a empresa atende.

Uma boa descrição de cargos deve seguir alguns critérios, como:

  • nome do cargo: identificação de forma clara do nome do cargo;
  • objetivo do cargo: qual é a missão do colaborador;
  • atribuições: tarefas a serem desempenhadas pelo colaborador, como as atividades devem ser desempenhadas e a quem ele deve prestar responsabilidade (superior imediato; posicionamento hierárquico), horário que deve ser cumprido (jornada de trabalho);
  • requisitos necessários: descrição das habilidades e competências esperadas (hard e soft skills);
  • capacitação: identificação dos treinamentos necessários à execução das funções;
  • faixa salarial: compatível com os cargos e funções desempenhadas; benefícios.

É fundamental que tudo isso esteja organizado pela empresa de forma clara: quanto mais bem descrita a vaga, melhor será o funcionamento da empresa, além de evitar as reclamações por desvio de função ou equiparação salarial em ações trabalhistas requeridas por ex-funcionários.

A implantação de um desenho de cargos na empresa obedece a algumas etapas: identificação do cargo a ser descrito; definição do método de levantamento das informações (questionário, entrevista, observação); coleta e revisão dos dados (hierarquia e reporte); compilação e registro em documento; divulgação para a empresa por meio de uma linguagem que esteja em conformidade com o perfil da empresa. Mas não se assuste, além de profissionais capacitados para isso, existem ferramentas (softwares) que ajudam no processo de descrição dos cargos.

Se você precisa de ajuda para realizar a descrição de cargos em sua empresa, conte com a parceria do Sebrae. Nosso número é o 0800 570 0800. Aproveite e faça o nosso curso Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?