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Tue Aug 02 15:05:10 BRT 2022
Inovação | DESIGN
Design de moda como diferencial para pequenas empresas

Em um mundo cada vez mais competitivo, incluir design de moda na elaboração de novos produtos é uma estratégia para gerar inovação.

· Atualizado em 02/08/2022
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Com a globalização dos mercados e a consequente situação de a oferta ser maior que a procura, o consumidor passou a escolher a solução que melhor atenda às suas necessidades, avaliando, na maioria das vezes, a relação custo-benefício. Contudo, quando o assunto é moda, outro elemento é levado em consideração na hora da decisão de compra: o valor estético e simbólico do produto.

Produtos de moda englobam artigos de vestuário, calçados, bolsas e acessórios de forma geral. Nessa indústria, os ciclos não refletem só um processo contínuo de busca da melhor solução técnica, mas, principalmente, a preocupação com a beleza e a durabilidade dos produtos.

E, para resolver esse desafio, o design é uma excelente opção, por ser uma metodologia que aborda a criação de produtos pensando nos melhores materiais, na funcionalidade, na estética e na durabilidade. 

Na moda com olhar para a sustentabilidade tornou-se importante também pensar na etapa após o uso, prevendo soluções de reciclagem, reuso e reaproveitamento dos materiais.

Planejamento estratégico

De forma geral, um projeto de design envolve:

  • Identificar as características do público-alvo, incluindo costumes, preferências, perfil de consumo, limitações físicas e renda.
  • Conhecer as condições de uso do produto, incluindo clima, duração, local do uso e qualidade.
  • Considerar os impactos social, ambiental e econômico associados ao produto que será desenvolvido.

Em seguida, o projeto permite a reunião desses elementos em propostas que são modeladas e testadas, visando à escolha da melhor solução.

Mesmo sendo um processo complexo, os riscos de erros são menores quando as empresas adotam design em seus projetos. Nesse sentido, ao empregar a metodologia de design no processo de desenvolvimento dos produtos, o empresário adquire maior segurança e assertividade em relação aos aspectos fundamentais que um produto deve ter para preservar a saúde e o bem-estar dos consumidores. 

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Um designer será capaz de aplicar técnicas para equacionar, comparar e selecionar os melhores requisitos para o produto que pretende desenvolver, em função do público-alvo, das características e das limitações do projeto.

Abaixo, estão descritas as etapas de um projeto de design com ferramentas essenciais para o bom desenvolvimento de um produto. Confira:

Etapa 1: levantamento de informações

Nesta etapa, são identificadas informações necessárias para a especificação dos requisitos e restrições do produto.

Caixa de ferramentas

Entrevistas de profundidade: entrevistas com potenciais usuários para identificar necessidades e desejos em relação à categoria do produto a ser desenvolvido.

Moodboards inspiracionais: painéis com seleção de informações e elementos baseados nas características do público-alvo. Eles auxiliam na identificação das tendências visuais direcionadas ao público, como formas, cores e materiais.

Comparativo de produtos concorrentes e similares: análise comparativa dos modelos concorrentes, indicando aspectos positivos e negativos e incluindo produtos com as mesmas funções e com funções semelhantes para identificar oportunidades de inovação. Com essa ferramenta, também é possível descrever como os produtos existentes concorrem com o novo produto a ser lançado.

Etapa 2: conceito

A partir dos aprendizados obtidos na etapa anterior, são produzidos princípios de um projeto para o novo produto. Esses elementos são fundamentais para o entendimento de como o novo produto vai atingir os requisitos básicos.

Caixa de ferramentas

Análise da tarefa: análise para compreender melhor a interação entre o usuário e o produto. São coletados dados a partir da observação de produtos concorrentes já existentes e do registro de comportamentos associados à interação com o produto.

Ciclo de vida do produto: análise para identificar implicações ambientais e financeiras relacionadas a todas as fases do projeto de produto. São elas:

  • Seleção da matéria-prima, com preferência aos materiais naturais ou reciclados.
  • Geração de ideias.
  • Prototipação.
  • Produção.
  • Distribuição.
  • Uso.
  • Manutenção e durabilidade.
  • Descarte.

Geração de conceitos e ideias: momento de gerar alternativas de como será o novo produto. Pode-se elaborar esboços coloridos, utilizar imagens recortadas, modelos físicos etc. 

Etapa 3: detalhamento

Com o conceito escolhido na etapa anterior, o protótipo é elaborado e testado com usuários reais.

Caixa de ferramentas

Arquitetura do produto: momento em que se analisa a interação dos arranjos dos produtos, incluindo suas peças, componentes e subcomponentes.

Construção do protótipo e teste com usuário: constrói-se o protótipo para verificar se a solução atende aos objetivos propostos. É uma ferramenta que o designer utiliza para comunicar ao cliente a proposta fundamental, verificar falhas e prevenir riscos.

Análise das falhas: aqui são identificadas as falhas a serem corrigidas antes da produção.

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