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Inovação | STARTUP
Dicas de elaboração de um bom pitch para sua startup

Saber apresentar sua solução para o público, parceiros e investidores faz diferença no momento de negociação da sua empresa.

· 10/11/2015 · Atualizado em 18/05/2023
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Você sabe apresentar e vender seu negócio de maneira clara, objetiva e rápida? 

Uma comunicação assertiva é essencial na hora de conseguir boas parcerias e investimentos. O pitch é uma ferramenta criada exatamente para isso: vender ideias, produtos e negócios para clientes, colaboradores, sócios ou investidores.

Falando em público

Saber o que vai falar e de que forma isso será feito são as bases para um discurso convincente e cativante. Ao preparar a fala, deve-se ter em mente o objetivo da comunicação e quem é o ouvinte. Confira dicas importantes para se preparar para esse momento.

Tipos de pitch

É possível apresentar o pitch em vários formatos. Separamos os dois tipos principais: o pitch de 15 minutos e o elevator pitch. Vejamos a seguir. 

Pitch de 15 minutos: ocorre em reuniões previamente marcadas, que têm como objetivo a apresentação detalhada do negócio. Nesse pitch, com duração de aproximadamente 15 minutos, como diz o nome, ocorre a interação entre o empreendedor e o interlocutor para discutir ideias e sugestões.

Elevator pitch: essas conversas ocorrem em encontros casuais, ou seja, quando se fala em uma ideia sobre um projeto ou sobre uma oportunidade de trabalho. Os discursos são bastante breves e podem resultar em encontros formais de negócios e parcerias duradouras e lucrativas.

Como criar

Não basta apenas falar bem para transmitir informação positiva, é preciso saber como fazer isso.

Veja as dicas para elaborar pitches que podem trazer bons resultados:

  • Seja breve: como esse tipo de discurso tem duração bastante curta, não adianta falar um amontoado de informações. O importante é respeitar o tempo e fazer a seleção da mensagem que se quer transmitir, enfatizando na fala três pontos cruciais que você quer que seu interlocutor lembre por um bom tempo.
  • Treine seu discurso: quando falamos de um assunto importante como o nosso empreendimento, por exemplo, devemos mostrar domínio do assunto, o que deve ser refletido pela espontaneidade da fala e não pela conhecida decoreba do conteúdo. Vale até ensaiar antes, com gravações em vídeo, para poder avaliar.
  • Seja objetivo: como o pitch é utilizado no primeiro contato para “vender”, fale aquilo que realmente interessa à situação em um espaço curto de tempo. Lembre-se de que um bom pitch é a porta de entrada para as próximas conversas.
  • Use linguagem simples: não adianta utilizar palavras rebuscadas para mostrar conhecimento elevado. O importante é utilizar palavras de entendimento instantâneo para que o ouvinte não perca a atenção em sua fala.
  • Perceba o momento certo: muitas vezes, a pessoa não está com vontade de nos ouvir, dispersa com outra atividade. Por isso, é importante sentir o momento em que o interlocutor mostra disposição para isso. O pitch não pode acontecer de maneira forçada e inconveniente.

Pitch Deck

O pitch deck ou slide deck é uma breve apresentação do negócio, que serve para apoiar ou guiar a fala do pitch. Geralmente contém a exposição ou demonstração do produto, compartilha o modelo de negócio, a estratégia de monetização, apresenta a equipe, entre outras informações. 

Algumas dicas devem ser seguidas para se fazer um eficiente slide deck, como ter poucas informações, porém precisas, utilizar pouco texto e priorizar as informações visuais.

O uso das frases curtas e diretas também deve ter atenção especial. O ideal é usar de 10 a 15 palavras por slide, lembrando que o recurso é um apoio e não precisa ter todas as informações, que já devem estar organizadas no pensamento. E, por último, não se esqueça de ter no slide final todos os seus contatos.

Saiba mais

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