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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Dicas para começar no marketing digital

Utilize as estratégias de marketing digital para fortalecer sua presença on-line e atrair mais clientes para o seu negócio.

· 20/01/2023 · Atualizado em 17/02/2023
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Hoje, é impossível não estar na internet com a sua empresa. Mas, não basta apenas ocupar espaço. É necessário agir para atrair clientes e, assim, aumentar as vendas de seus produtos e serviços. Nesse sentido, o marketing digital é imprescindível para qualquer empreendedor. 

O primeiro passo é definir os seus objetivos no mundo digital. Você deve pensar se deseja criar autoridade, fortalecer sua presença on-line, aumentar o seu alcance, vender mais, criar uma conexão maior com o seu cliente, enfim, defina suas intenções ao criar uma estratégia de marketing digital. 

Com os objetivos estipulados, é possível pensar nos indicadores e nas métricas para avaliar o andamento das suas ações. Você precisa mensurar os resultados e a performance das suas publicações, dos seus anúncios e outras ações de marketing digital. Assim, você consegue fazer as adequações necessárias e saber qual será o próximo passo. 

Crie clientes conscientes

Quando seu cliente tem consciência do produto ou serviço que você oferece, é mais fácil atrair outros potenciais consumidores. Significa que você deve nutrir seus clientes com conteúdo relevante e de qualidade, deve criar uma conexão e uma relação de proximidade para que ele tenha confiança. 

Tudo isso agrega valor ao seu produto ou serviço. E, assim, seus clientes passam a indicar e fazer avaliações positivas do seu negócio. Atualmente, as pessoas pesquisam na internet antes de realizar compras, justamente, para ver o que outros clientes estão falando a respeito daquela marca, produto ou serviço. 

Aprenda sobre o funil de marketing digital 

O funil de vendas é importante para você observar todas as fases do consumidor no ambiente digital. Analise em qual fase o seu potencial cliente está para saber qual atitude tomar. 

No topo do funil de vendas, a pessoa ainda não sabe da sua necessidade ou está indiferente. Esse é o momento da consciência, quando você deve oferecer conteúdo de qualidade para converter os leads. 

No meio do funil, falamos em consideração, quando a pessoa percebe que tem um problema, e você pode mostrar que tem uma solução. O fundo do funil é a decisão, ou seja, quando a pessoa se torna cliente e fecha o negócio. Nessa fase, você deve facilitar a tomada de decisão com CTAs, direcionando o consumidor para uma ação. 

Para você saber qual é a melhor ação, se é enviar um e-mail, direcionar para redes sociais, blog ou landing page, você precisa identificar em que momento o consumidor está. Essa é a maneira mais assertiva de estabelecer uma estratégia de marketing. 

Busque atrair possíveis clientes para sua página

Para que as pessoas cheguem à sua marca, você precisa criar estratégias de atração. Existem várias opções como a criação de anúncios no Google ou nas redes sociais. 

A plataforma ideal é aquela em que os seus potenciais clientes estão. Por isso, se o perfil do seu cliente é mais jovem e gosta de diversão, pode ser interessante investir no TikTok. Mas, se ele é mais profissional e ligado ao mundo do trabalho, você pode pensar em anúncios no LinkedIn, por exemplo. De nada adianta investir em ferramentas de anúncios que não têm relação com seu negócio e público. 

Outra maneira de atrair clientes é utilizando as técnicas de SEO. Você deve otimizar seu e-commerce, site ou redes sociais para os buscadores. É uma maneira de gerar tráfego orgânico para os seus canais. Utilize palavras-chave pensando na maneira como seu potencial cliente faz a pesquisa no Google, por exemplo. 

Utilize as redes sociais e publique com frequência

Vários dos seus atuais e potenciais clientes estão nas redes sociais. Por isso, não tenha medo de publicar e manter a comunicação com seus seguidores dentro do mesmo ambiente on-line. Assim, você será sempre lembrado por eles.

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas, atualmente. Não tem como fugir desse canal. Mas, lembre-se que as redes sociais são ambientes de relacionamento e conexão. Você deve ter uma estratégia de marketing digital baseada na sua persona para criar conteúdo relevante para ela. Nada de só vender ou publicar produtos aleatórios sem uma estratégia. 

Seu perfil pode ser uma vitrine do seu negócio. Basta utilizar recursos como catálogos ou destaques no Instagram. Mas, não publique somente produtos e ofertas. Interaja com seus seguidores, mostre os bastidores da sua loja, tudo isso para criar proximidade e conexão. 

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