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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Dicas para varejistas: gestão de estoque

Entenda as particularidades e a importância da gestão de estoque para o comércio varejista.

· 01/12/2022 · Atualizado em 05/12/2022
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Já parou para pensar qual é a importância de uma correta gestão de estoque para o sucesso do seu negócio? Com certeza, esse é um setor essencial para o funcionamento de qualquer empresa varejista, já que a falta de produtos provoca queda nas vendas. Consequentemente, o fluxo de caixa também sofre prejuízo, atingindo outros setores da empresa.

Fica evidente, portanto, a necessidade de fazer uma adequada gestão de compras e de estoques, pois não é viável esperar as vendas serem efetuadas para, só então, verificar se existe a disponibilidade ou não daquilo que o cliente comprou, gerando frustrações, atrasos na entrega, entre outras experiências negativas para o consumidor.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é gestão de estoque e como fazer na sua empresa? Organizar e controlar as mercadorias em determinado espaço e tempo é o que se chama de controle de estoque. É essa ação que vai permitir à empresa compreender melhor suas demandas, ou seja, vai evitar a falta ou excesso de mercadorias, identificando quais são as necessidades de reabastecimento. É por meio dela que é possível ter um equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.

Como fazer

O primeiro e mais importante passo é saber quem é o seu cliente, compreender o perfil de compra. Para isso, você pode contar com o auxílio da tecnologia e realizar coleta de dados sobre o comportamento de compras do seu consumidor. Além disso, é também com o auxílio de tecnologias simples de controle de entrada e saída de produtos que você pode acompanhar o giro do estoque, verificando quais são os produtos mais vendidos e quais são os que têm menor saída. Essas informações vão permitir que você tome decisões mais acertadas na gestão de estoque (veja mais no infográfico).

Uma boa dica para resolver problemas de estoque é utilizar a metodologia da curva ABC:

  • Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas;
  • Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas;
  • Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.

A análise desses números permite, por exemplo, que você melhore o mix de produtos da loja, além de evitar erros na compra de produtos para o estoque. Além do mais, você pode pensar em estratégias para aumentar o ticket médio, realizando promoções e campanhas que incluem os produtos B e C, por exemplo.

Cuide bem do seu estoque

Pense em um local adequado para armazenar as suas mercadorias a fim de evitar desperdícios ou mau acondicionamento dos produtos. Outra questão importante é o layout, que deve facilitar o fluxo e o escoamento dos produtos. Acompanhe os indicadores periodicamente, observando a rotatividade dos produtos: quais são os que costumam sair mais? Quais são os que saem menos? Leve em conta aspectos como sazonalidade e quais são os produtos que representam maior lucratividade para a empresa.

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