O Instagram pode ser um grande aliado para as suas vendas. Veja dicas de como usar essa ferramenta para divulgar seus produtos e serviços!

Equipe Sebrae
3 min de leitura · Atualizado em 08/01/2025
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira:
Tenha um perfil comercial
O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos.
Capriche na foto de perfil
A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio.
Crie um nome de usuário fácil
O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade.
Faça uma bio completa
A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço.
Use o Linktree
É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc.
Foque no engajamento do seu cliente
Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto.
O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto!
Crie um calendário editorial
O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento.
Exemplo:
Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto.
Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação.
Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories.
Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso.
Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho.
Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto.
Aposte no poder das imagens
As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário!
Use sua criatividade para entreter seus seguidores!
Feed do Instagram
Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página.
As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva.
Stories do Instagram
Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos.
Crie destaques
Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques!
Criar Hashtags (#)
É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio.
Marque sempre a localização quando postar algo
Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização.
Faça sorteios
Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens!
Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço.
Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas
Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
Foto de Lisa Fotios no Pexels.
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