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Fri Aug 26 02:47:49 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Confira dicas práticas e estratégicas para o Instagram

O Instagram pode ser um grande aliado para as suas vendas. Veja dicas de como usar essa ferramenta para divulgar seus produtos e serviços!

· 04/08/2020 · Atualizado em 26/08/2022
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O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira:

Tenha um perfil comercial

O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos.

Capriche na foto de perfil

A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio.

Crie um nome de usuário fácil

O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito.  Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. 

Faça uma bio completa

A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço.

Use o Linktree

É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc.

Foque no engajamento do seu cliente 

Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seus seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto.

O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto!

Crie um calendário editorial

O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram.  A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento.

Exemplo: 
Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. 

Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. 

Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories.

Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso.

Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho.

Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto.

Aposte no poder das imagens

As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário!

Use sua criatividade para entreter seus seguidores!

Feed do Instagram

Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página.

As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva.

Stories do Instagram

Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos.

Crie destaques

Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques!

Criar Hashtags (#)

É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. 

Marque sempre a localização quando postar algo

Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização.

Faça sorteios

Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens!

Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. 

Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas 

Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
Foto de Lisa Fotios no Pexels.

 


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