Negócios que gastam menos com energia, podem lucrar mais
Saúde financeira e perenidade são os objetivos de todas as empresas. Desenvolvimento sustentável é um conceito que inclui alguns outros fatores na gestão de um negócio de sucesso. Atuar de forma responsável com os aspectos econômicos, o meio ambiente e a sociedade é a fórmula vencedora para construir um futuro próspero para todos: empresas, pessoas e País.
Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil é a missão do Sebrae. Um dos caminhos para o consumo consciente é a utilização de energias renováveis que, além de reduzir os custos, promovem autonomia, reduzem intermitência e, consequentemente, aumentam a competitividade das empresas.
O consumo de energia é um dos itens mais elevados do orçamento dos pequenos negócios, uma vez que nenhum negócio, de qualquer natureza ou segmento, pode operar sem energia. Fazer a transição da matriz energética para uma matriz renovável é um caminho sem retorno para a sobrevivência e sustentabilidade, não somente da economia como também da humanidade.
A natureza não pede licença e nem negocia. As consequências das catástrofes ambientais e do aquecimento global não podem ser solucionadas só em laboratórios. O Sebrae está na vanguarda da sustentabilidade ao integrar projetos que promovem a aplicação de energias renováveis nos pequenos negócios. A estratégia é tão relevante que, entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, constam Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.
Não é possível escolher entre utilizar ou não energia, mas a busca pela eficiência tão presente no pensamento empreendedor sim. Além de necessária, a energia pode e deve ser encarada como uma oportunidade de redução de custos. A melhor gestão desse recurso é capaz de produzir efeitos expressivos nas planilhas de custos dos empreendedores.
A eficiência energética, a geração distribuída e as energias renováveis, entre elas biogás, energia solar, energia eólica e biocombustíveis, são fatores de competitividade e ganho de mercado. A gestão da energia precisa ser abordada por meio de ações concretas, com mecanismos e iniciativas de fácil aplicação e de utilização imediata pelo universo de pequenos negócios brasileiros.
Esse tema, gestão da energia, ainda não é amplamente conhecido e, portanto, precisa ser cada vez mais disseminado. O uso e produção de energias renováveis, que têm capacidade de reduzir custos e modernizar empresas, é importante fator de competitividade e, portanto, difundir essa informação é um dos papéis do Sebrae.
Todos os dias surgem novas oportunidades para tornar os negócios mais rentáveis de maneira sustentável. Pensar a eficiência energética para além do óbvio pode ser também um diferencial. O Sebrae estimula que os pequenos negócios se tornem geradores de energia renovável (geração distribuída e prosumidores), contribuindo não somente para a redução de custos e aumento da competitividade, mas também para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Eficiência energética é um assunto que aparece de forma transversal em todos os conteúdos do Sebrae, e também é tema de consultorias específicas por meio do Sebratec. O DataSebrae Biogás é uma ferramenta gratuita que reúne informações produzidas por entidades especializadas, incluindo painéis interativos com a localização de plantas de biogás, biblioteca digital com a legislação referente ao setor, ferramentas de análise de potencial, conversão de valor energético e simulação de negócios.
Conheça também estudos e pesquisas de energia solar fotovoltaica e eólica, analisando a cadeia de valor , redução de custos e a prestação de serviço como forma de aumentar a competitividade.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?